Procurar saberes

Pesquisar
Close this search box.

América Latina pode se tornar pólo de energias renováveis

fotovoltaica-na-energia-da-central-solar-natural
EnglishPortugueseSpanish

“Rica em recursos eólicos e solares, a América Latina tem o potencial de ser uma líder global em energia renovável”, aponta a Global Energy Monitor (GEM), uma organização sem fins lucrativos, sediada nos Estados Unidos, que monitora o desenvolvimento da energia limpa.

Na semana passada a GEM publicou um relatório, divulgado pela Agência France Presse, no qual os pesquisadores destacaram que a região lançará projetos de energia solar e eólica em larga escala para gerar mais de 319 gigawatts, equivalente a cerca de 70% da capacidade regional de todas as fontes de geração de energia combinadas na atualidade. Segundo o estudo, os projetos irão expandir em mais de 460% a produção de energia solar e eólica.

O Brasil já está avançando rumo a essa realidade, com 27 gigawatts de usinas solares e eólicas em larga escala, e outros 217 gigawatts esperados até 2030. De acordo com o portal UOL, o presidente Luís Inácio Lula da Silva se comprometeu a incrementar a produção de energia limpa e recompor a liderança do país nas questões climáticas.

O relatório da GEM também abordou o desenvolvimento do Chile no setor. O país, conhecido por ser importador de combustíveis fósseis, hoje já tem energia eólica e solar representando 37% da capacidade instalada.

Já a Colômbia, planeja incorporar 37 gigawatts de energia solar até 2030.

Segundo o UOL, A Agência Internacional de Energia ressaltou em um relatório, em dezembro, que as energias renováveis se tornarão a maior fonte de geração de eletricidade no mundo no início de 2025, superando o carvão.

Fonte: AFP via UOL

Imagem: Arquivo Saberes da Praia