EnglishPortugueseSpanish

EcoLab na Escola: pesquisa com os alunos, reciclagem de papel e artes audiovisuais

Ecolab na escola_projeto de vida
EnglishPortugueseSpanish

Projeto de Vida entrevistou todos os alunos do Ensino Médio da Escola Maria Correa Saad e formula os resultados para apresentar à comunidade. Enquanto isso, as trilhas de Natureza e Linguagens atuam na prática, trazendo diferentes possibilidades aos estudantes e professores da Escola Maria Correa Saad

No Projeto de Vida, as ações do Ecolab estão sendo referente a um questionário respondido pelos alunos, que foi realizado pelas professoras, com o intuito de abrir espaço para que possam se expressar sobre diversos assuntos. “Esta é também é uma maneira de conhecer os estudantres para além do âmbito escolar e compreender um pouco mais o contexto em que eles estão inseridos, já que isso interfere significativamente no andamento dos estudos”, explica a Coordenadora do Projeto e Voluntária no Projeto de Vida, Pricila Melo.

As perguntas descritivas desse questionário foram transformadas em dados e gráficos. Agora, a equipe de voluntários e professores está realizando uma análise e coleta das demandas mais relevantes para cada ano do Ensino Médio. O objetivo é que todas as áreas do ensino tenham acesso aos dados para traçar estratégias de atividades para o próximo semestre, que estejam compatíveis com as maiores necessidades dos alunos dentro do que a escola pode oferecer.

Trilhas da Natureza: Reciclagem e Compostagem na Escola

O foco das ações do Projeto EcoLab na Escola Saad nas trilhas da Natureza é explorar as diferentes nuances do meio em que vivemos. Para isto, a voluntária Jane Vilella é quem conduz, em parceria com os professores, em especial ao professor Henry Borges, as oficinas práticas com os alunos.

Resultado da confecção de papel reciclado

No mês de maio, as turmas do segundo ano botaram a mão na massa conhecendo o processo artesanal de reciclagem de papel. As turmas confeccionaram seu próprio papel artesanal. “Eles tiveram a oportunidade de picar, lavar, triturar e peneirar a matéria prima. Ao final, o trabalho resultou em 4 folhas em tom um pouco azulado, que serviu para que eles deixem uma mensagem”, conta Jane, Gestora Ambiental que coordena as ações do projeto nesta trilha.

Já a turma 202, vem desde abril, aprendendo todos os caminhos do papel antes de chegar nas mãos do usuário. Tanto o industrial como aquele que chega ao mercado através de reciclagem. Foram vários debates, vídeos e leituras sobre o eucalipto e sua migração para as fazendas brasileiras, os postos de coleta de papel para reciclagem, enfim uma longa viagem que os levou até o dia de preparo no laboratório o próprio papel.

Eles mesmos se dividiram em turmas, por afinidade, e confeccionaram uma folha em branco levemente azulada. Depois de aguentarem a ansiedade até a secagem da folha, fizeram à mão um lindo trabalho de ilustração.

Compostagem na prática

Depois de vários encontros no laboratório, em que a turma da 204 aprendeu sobre como são as interações químicas que acontecem dentro de uma composteira doméstica., os próprios alunos prepararam uma terra bem saudável com adubo totalmente orgânico e com bio fertilizante. Então, chegou o dia em que escolheram entre plantar temperos ou uma “PANC” Planta Alimentícia Não Convencional para espalharem pelo pátio da escola.

As turmas de primeiro ano do Ensino médio complementaram o trabalho da professora Patrícia, com uma saída de campo ao Projeto Ambiental Gaia Village. Lá, as turmas puderam conhecer as alternativas para o saneamento de esgoto sanitário de forma ecológica.

Trilha de Linguagens: Criatividade nas linguagens com música e oficinas criativas

Na Trilha de Linguagens, que recebe o apoio das voluntárias Adriele Lima, Thainá Bernardoni e Glaucia Rosa Damazio, diversas oficinas criativas foram realizadas. O objetivo é colaborar com a proposta das professoras, como a Clenir Vieira Florindo, apresentando aos alunos possibilidades criativas de linguagem.

Depois das Oficinas de Literatura e Processos Criativos e Comunicação Criativa, foi a vez da música e das artes audiovisuais!

No dia 07 de junho, um grupo de músicos e artistas da dança promoveram uma roda de conversa com os alunos do 2º ano da Saad. Os convidados compartilharam suas histórias e trajetória com a arte.

A banda One Breeze, formada por quatro músicos da Praia do Rosa, contaram sobre os desafios que enfrentaram para seguir com os seus sonhos de serem artistas. Em menos de um ano, a banda já tem clipe e músicas autorais na famosa plataforma de streaming Spotify.

A DJ Manuela Sanches, que além de DJ é mãe e empresária, também contribuiu com o bate-papo, fazendo uma demonstração ao vivo de como funciona a mesa de som. Além disso, as artistas Fernanda Vianna e a Verônica Alessia relataram suas relações com a dança terapia, uma técnica que mistura movimentos corporais com a manifestação da expressão das emoções.

Apresentação sobre Música e Dança

Sobre a EcoLab

O EcoLab – coletivo de profissionais independentes que trabalha por Soluções Criativas na região – está desenvolvendo um projeto, em parceria com a Escola Estadual Maria Correa Saad, no Campo D’una (Garopaba). O intuito de contribuir com a transformação do Ensino Médio, através de oficinas de conhecimento de diversas áreas, e que conectam muitos dos parceiros da Saberes.

O objetivo principal é aumentar o repertório de atividades dentro e fora da escola, incluindo aspectos da indústria criativa, somando forças na atuação juntamente com os professores de cada trilha escolhida pelos alunos.

O Ecolab é um movimento de profissionais que buscam trazer soluções criativas para qualquer desafio. Dentro deste projeto, houveram momentos desafiadores que vivemos, como a pandemia, e agora na volta às aulas. Todas essa movimentação gerou impactos que afetaram a todos os envolvidos. Juntamente com esses desafios, nos vemos frente à transformação do Ensino Médio. Temos prós e contras nessa discussão, e que na maioria das vezes são questões mais políticas do que pensando seriamente no desenvolvimento humano no geral. 

Parte dos protagonistas deste cenário, estão se reorganizando, se adaptando, refletindo e estudando maneiras de tornar esse processo mais leve e fluido. E o Ecolab se juntou a esses protagonistas, para que juntos possamos encontrar as soluções mais adequadas para qualquer desafio que encontrarmos pela frente, pois juntos potencializamos essa engrenagem rumo ao processo evolutivo tão esperado.

Saiba mais:

, ,

abelhas agroecologia arte comunidade cultura ecolab EcoLab na escola educação eleições espiritualidade esporte evento eventos festa garopaba garopaba sustentável guia saberes da praia ibiraquera ifsc imbituba limpeza de praia lixo lixo zero meio ambiente monitoramento mirim costeiro música natuveggie ods oficina pancs plano diretor de garopaba plantas política praia do rosa preservação reciclagem resíduos rosa norte saberes santa catarina saúde sustentabilidade turismo vegano voluntariado

Compartilhe com Amor:

contatos

WHATSAPP

(48) 991 100 690

Grupo News

Link para Grupo

E-MAIL

contato@saberesdapraia.com

Suporte Saberes
Enviar