Procurar saberes

Pesquisar
Close this search box.

Evento de boas-vindas às Baleias-Franca reúne arte, cultura e ativismo ambiental 

Contação de Histórias com Joy
EnglishPortugueseSpanish

Dois dias de apresentações culturais e conscientização ambiental receberam centenas de pessoas na Praça central de Garopaba 

A 8a Celebração de boas-vindas às Baleias-Franca, que aconteceu nos dias 29 e 30 de julho em Garopaba, saudou a chegada das mais 60 baleias que já passaram pelo berçário catarinense nesta temporada. “A festa não poderia ter sido melhor. Dias lindos, ensolarados, e as Baleias nos saudando nas enseadas do berçário”, comemora um dos organizadores, o Sergio Pinheiro

Mais de 2 mil  pessoas passaram pela praça Governador Ivo Silveira, no centro da cidade para apoiarem a preservação ambiental e a cultura das comunidades tradicionais e curtir diversos shows musicais, apresentações de dança, de teatro, a feira de artesanatos típicos, e a comercialização de alimentos e produtos das comunidades locais. O evento também contou com oficinas de educação ambiental e outras formas de valorização da cultura do território, incluindo a apresentação do Coral Indígena Nhe è Ambá, da Aldeia Tekoá Marangatu, da cidade de Imaruí (SC).

Que fim de semana! Que momento. Reunir indígenas, cultura açoriana, amigos, muitos novos amigos. Todos com um propósito, proteger o berçário da Baleia-Franca”, parabenizou Jucimere Lopes, historiadora e artesã. “Valorizar a cultura, poder falar sobre proteção de dunas, lagoas. Fazer ecoar o grito da preservação através da arte, dança, artesanato. Eu só poderia me sentir muito grata por participar, por me sentir tão parte de um movimento que só cresce.”

Gabriela Lopes Ribeiro, integrante da equipe organizadora, conta que nos oito anos em que a celebração acontece, “a festa cresceu graças ao esforço coletivo e voluntário das entidades parceiras, ao apoio da Prefeitura de Garopaba e, também, neste ano, com o recebimento do prêmio Elisabeth Anderle”. A organização estima que mais de 2.000 pessoas circularam nos dois dias do evento. Em alguns momentos houveram cerca de 500 a 600 pessoas na praça. “Na realidade, a festa já virou um festival, que mistura e integra várias expressões artísticas e culturais, e a expectativa é que no próximo ano a Celebração seja ainda mais linda”, projeta Gabriela.

Confira os registros de alguns momentos da festa clicando aqui!

Sobre o Evento de Boas-vindas às Baleias-Franca em Garopaba

Através da cultura, em suas diversas expressões artísticas, e das ações educativas, que alcançam muitas pessoas e inspiram atitudes mais sensíveis para com a natureza e com o modo de vida local, emergiu a “Celebração de boas-vindas as Baleias Franca, que acontece em Garopaba, mas é um evento que abraça todo o berçário dos cetáceos.

A Celebração de boas-vindas às Baleias Franca surgiu da união de três conceitos:
1: A ideia de território de identidades, que nessa região paradisíaca se expressam através de uma diversidade natural e cultural única.
2: Porque entre essas identidades destaca-se a riqueza cultural das comunidades tradicionais que vivem há tempo em Garopaba e região, mas nem sempre são vistas, lembradas ou valorizadas.
3: Pelo privilégio de recebermos todo ano a visita das dóceis Baleias Franca, que escolheram o acolhimento das nossas baías e enseadas como berçário para terem seus filhotes antes de regressarem a seu habitat natural.

Na percepção de que essas identidades – o meio ambiente, a cultura, a Baleia-Franca e seu berçário – estão ameaçadas em consequência de várias ações ou omissões humanas, algumas entidades socioambientais e culturais da região juntaram esforços para a organização do evento. Com apoio do poder público e do setor privado, a proposta é sensibilizar os moradores, visitantes e entidades locais sobre a importância da proteção ambiental, da preservação do berçário das Baleias-Francas e das identidades culturais únicas de nosso território. “Nesse contexto foi proposta a Celebração de Boas-Vindas as Baleias-Franca, acreditando no alcance que tem a cultura, que por meio da música, das artes e da educação, motiva e reforça nossos valores, identidades culturais e naturais”, explica a Simone Polleto, da comissão organizadora do evento.

Reunião com pescadores artesanais do Rosa e Ouvidor participantes dos Roteiros Ecoculturais parte da Celebração

Como tudo começou

A primeira edição da Celebração de Boas-vindas às Baleias Franca aconteceu em 2016. Artistas e músicos que inspiram seus trabalhos nos cetáceos, na preservação do berçário e na cultura das comunidades tradicionais, se expressaram através de shows musicais, apresentações de dança, de teatro, feira de artesanato e comercialização de produtos típicos, oficinas de educação ambiental e outras formas de valorização da produção artística local, dos conhecimentos tradicionais das comunidades quilombolas e indígenas, dos agricultores familiares e os pescadores artesanais.

Nesses sete anos em que o evento acontece, a festa cresceu e vem aumentando cada vez mais, graças ao esforço coletivo das entidades parceiras que voluntariamente realizaram as edições anteriores. Em 2022, a Celebração entrou no calendário de eventos oficiais da Prefeitura Municipal de Garopaba. Este ano, o evento foi agraciado com o prêmio Elisabeth Anderle de apoio a cultura. “Isso reforça a continuidade do evento e oportuniza a participação de cada vez mais atores e entidades do berçário da Baleia-Franca em Santa Catarina”, defende Simone.

Entidades com atividades educativas e socioculturais durante o evento

 APAG
 Associação Surf Feminino Garopaba
 Casa de Cultura e biblioteca de Garopaba
 Casinha “Menina do vento suli”
 Costa Catarina e TOBTerra
 Ecosurf
 IFSC
 Monitoramento Mirim Costeiro
 Mostra Lutz e projeto Gaia Village
 Garopaba Sustentável
 Parque Estadual da Serra do Tabuleiro
 Platô Cultural com Carina Levitan
 Projeto cetáceos e Rota da Baleia Franca
 Ser Humano Surf
 Tendas de artesanato local e típicos
 Três Marias Boarders
 Viveiro Costa do Macacu
 Vamos em Frente (VAFTRI)

Organização coletiva do Evento

Reuniões com as entidades e artistas participantes da Celebração e com a comunidade Quilombola e agricultores do Engenho e Alambique do Vô Zeca, participantes da Celebração e dos roteiros Ecoculturais

Apresentações musicais:

  • Coral Canto Coletivo;
  • Daniel Almaoe;
  • Erick Sunny;
  • Francis Frankenstein;
  • Karen Rosa;
  • Maurel Pictures e Alemão;
  • Maurício e Bianca;
  • Paulo Botafogo e Mau Trombetta;
  • Pedrulho;
  • Rock Brothers Garopaba;
  • Sinergia Natural;
  • Tiago Bra, Gandharvas e Sergio Rock Brother.

O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Esportes e Desenvolvimento de Garopaba, do Prêmio Elisabeth Anderle, que disponibilizou recursos para as apresentações artísticas e organização geral, além de contribuições das entidades parceiras que participam tradicionalmente.

Sobre a Baleia Franca Austral

O berçário da Baleia Franca Australis em Santa Catarina envolve a zona costeira que vai de Florianópolis até o sul de Laguna, incluindo os municípios de Florianópolis, Palhoça, Paulo Lopes, Garopaba, Imbituba e Laguna. Na região, essas dóceis gigantes costumam ficar entre junho e novembro em busca de segurança e tranquilidade para dar luz aos seus filhotes, alimentá-los e prepará-los para a viagem de retorno ao seu habitat natural no extremo sul do hemisfério. As Baleias Franca deixam a região da Antártida, em especial as ilhas Geórgia do Sul, percorrendo mais de 4.000 Km de distância em busca das águas quentes e protegidas do berçário de SC.

Saiba mais!

Créditos: Glaucia Damazio/ Saberes da Praia