EnglishPortugueseSpanish

Eleições 2022: site mostra candidat@s que se comprometem com a Agroecologia

agroecologia_eleicoes
EnglishPortugueseSpanish

A Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) criou uma carta-compromisso para as Eleições 2022, dirigida às candidatas e candidatos aos poderes legislativo e executivo federais e estaduais. O documento apresenta as principais demandas quanto ao reconhecimento e fortalecimento da agroecologia pelo Estado brasileiro. 

No site da ANA você pode acessar a carta e também ver a lista, por estado, das candidatas e candidatos que já assinaram, afirmando a intenção de representar as reivindicações do movimento agroecológico. Para quem ainda não decidiu todos os votos, pode ser um bom norte de consideração de escolhas.

Dia 02 de outubro se aproxima, e cada brasileira e brasileiro poderá deixar registrados seus votos para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Cada um desses votos tem importância no processo democrático, pois levam pessoas a cargos que dão poder para propor e aprovar leis, bem como para representar causas e movimentos sociais, econômicos, ambientais, etc. É necessário se informar (em dados reais, e não em tudo que dizem internet afora) e escolher votar nas pessoas que querem de fato trabalhar na política, trabalhar pelo coletivo e interceder pelas necessidades do povo, em toda sua diversidade. 

No 15 de setembro foi celebrado o Dia Internacional da Democracia, data que a ONU instituiu para defender e promover os princípios da democracia. O processo de redemocratização ainda é recente no Brasil: é de 1988 a nossa atual Constituição Nacional, que após anos de ditadura militar, surgiu com o objetivo de garantir direitos fundamentais à população. Mas a democracia está num momento frágil, como sabemos. As eleições trazem a esperança de eleger melhores representantes para todas e todos nós. 

Fica o convite pra pesquisar e se informar antes de ir às urnas. É seu direito constitucional participar dos processos democráticos, não somente nas eleições, mas também durante todo o período de mandato das eleitas e eleitos.

Por Isadora Lescano – Jornalista e colaboradora EcoLab/Saberes da Praia

Compartilhe com Amor:

contatos

WHATSAPP

(48) 991 100 690

Grupo News

Link para Grupo

E-MAIL

contato@saberesdapraia.com

Suporte Saberes
Enviar