EnglishPortugueseSpanish

Festival Surf Pet celebra 10 anos do projeto Prancha Ecológica em Garopaba

10 anos eco garopaba surf pet
EnglishPortugueseSpanish

Dez anos passam voando!  Parece que foi ontem que o casal Carolina Scorsin e Jairo Lumertz começou seu projeto audacioso de mudar o mundo. Garrafas PET, cano de PVC, pedaços de plástico, cola e uma bomba de ar simples: esses são os componentes da principal ferramenta dos educadores ambientais, a prancha de garrafa pet.

Assim, eles materializaram a sustentabilidade. E assim, há dez anos, eles ensinam crianças de todas as idades sobre meio ambiente, esporte e também que é possível realizar sonhos.

“Nós só utilizamos as garrafas ‘órfãs’, aquelas que encontramos fora do lixo, na rua ou no oceano. É um lego de gente grande”,

brinca Jairo Lumertz, o inventor da primeira prancha de surf com garrafas recicladas que se tem notícia.

Já foram mais de 30 mil garrafas transformadas em prancha!

Todos este trabalho acontece por meio da Organização Sem Fins Lucrativos (OSC) Eco Garopaba.

Festival Surf Pet comemora os 10 anos de Eco Garopaba

No último sábado (26/11), o Eco Garopaba realizou a 10ª edição do Festival Surf Pet, que comemora uma década do Projeto Prancha Ecológica. O evento aconteceu na praia Central de Garopaba. “Nem o tempo instável fez a galera desanimar, pelo contrário, a alegria estava estampada nos sorrisos sinceros que recebemos durante o dia. O verdadeiro espírito do Surf reinava naquele dia tão especial”, comemora Carol. “O melhor surfista é aquele que mais se diverte!”

O evento contou, além dos competidores e familiares, com algumas celebridades, como o ator Kleber Toledo, padrinho da iniciativa. “Talvez nesse momento nos faltem palavras para descrever toda emoção que pudemos vivenciar nessa década de muito amor pela natureza e, principalmente, pelos seres humanos. A caminhada até aqui não foi fácil, mas nós conseguimos com muita fé. Nós acreditamos muitos em um Brasil melhor, mais consciente e que as pessoas tenham mais respeito pelo meio ambiente”, completa com emoção a Carol.

Uma festa de esporte e de conscientização para a família do Roberto Vicentin, que competiu ao lado do filho Bernardo (7). “Minha esposa e eu incentivamos muito o surf para o nosso filho! Então, ele surfa desde cedo. Ele conheceu o Jairo e a Carol e gostou muito deles, quando participou de algumas palestras aqui em Floripa. Ele é um amante do projeto! Com 7 anos, o Be se preocupa com o cuidado à natureza, e o projeto ajudou muito! Não poderíamos perder os 10 anos do Eco Garopaba.”

Prancha Ecológica: de Garopaba para o mundo

Desde quando foi criada, a Prancha Ecológica já passou por nove países e 16 estados brasileiros, somando 90 cidades e 60 mil crianças e adolescentes impactados positivamente. 

Capa do Jornal Praia do Rosa em comemoração em prêmio Guga Kuerten

Junto com ela, palestras sobre meio ambiente, sustentabilidade, inclusão social e ao esporte, e oficinas, que permitem que cada um possa fazer sua própria prancha. Nomes como os cantores Donavon Frankenreiter e Armandinho e o surfista profissional Binho Nunes já aprovaram a ideia.  

O projeto já recebeu diversos reconhecimentos, como o 16º Prêmio Instituto Guga Kuerten – A Grande Jogada Social e Latino América Verde . Para o ano que vem, Carol e Jairo preparam a próxima viagem! 

A sede da associação sem fins lucrativos Eco Garopaba está localizada na Praia da Barra (Garopaba-SC) e é mantida graças ao apoio de empresas e parceiros. É lá que fica a minifábrica de pranchas, local onde também recebem grupos e escolas para as palestras e oficinas, buscando incentivar o esporte, a qualidade de vida e a reciclagem. 

Para saber mais sobre o projeto, você pode visitar o as redes sociais:

O poder da colaboração de pessoas e empresas

O Eco Garopaba é uma iniciativa de educação ambiental que aproxima a teoria da prática. O trabalho é possível graças aos recursos captados por meio da Lei de Incentivo Fiscal do Ministério dos Esportes.

Qualquer pessoa física ou empresa de lucro real pode ser um colaborador da iniciativa por meio da dedução de seu imposto de renda. Além disso, para manter a sede, o projeto conta com o apoio das empresas: Freesurf, Jowat, Gaia Village projeto ambiental, HURIBI contabilidade e 13 Th produção.

Por Glaucia Rosa Damazio
Redação Colaborativa EcoLab

, ,
Compartilhe com Amor:

contatos

WHATSAPP

(48) 991 100 690

Grupo News

Link para Grupo

E-MAIL

contato@saberesdapraia.com

Suporte Saberes
Enviar