EnglishPortugueseSpanish

Fundo Amazônia será reativado

Igarapé que corta a Comunidade São Benedito, na altura do Km 77 da BR-163...Foto Marizilda Cruppe/Divulgação
EnglishPortugueseSpanish

O Fundo Amazônia, mecanismo que capta recursos e doações para preservação do bioma amazônico, voltará à ativa em breve. A boa nova vem da 27ª Conferência da ONU sobre as Mudanças Climáticas, a COP27, que aconteceu no Egito e teve encerramento essa semana.

A iniciativa de retomar o Fundo Amazônia aconteceu durante uma reunião entre o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Barth Eide, durante a COP27. Segundo o portal Poder360, a equipe de transição de governo de Lula quer adiantar os trâmites para já reativar o mecanismo logo nos primeiros dias de mandato.

De acordo com a agência de notícias Reuters, o ministro norueguês anunciou que há US$ 540 milhões disponíveis para o Fundo, que é o principal recurso de compensação global para conter o desmatamento e financiar projetos que beneficiem a floresta.

Desde 2019, o mecanismo estava inativo e uma verba de mais de R$ 1 bilhão inacessível a projetos voltados à preservação da Amazônia. No início desse mês, o STF (Supremo Tribunal Federal), determinou que o governo reative o Fundo Amazônia num prazo de 60 dias.

Foto: Rio Tapajós por Marizilda Cruppe/ Rede Amazônia Sustentável / Wikimedia Commons

Compartilhe com Amor:

contatos

WHATSAPP

(48) 991 100 690

Grupo News

Link para Grupo

E-MAIL

contato@saberesdapraia.com

Suporte Saberes
Enviar