EnglishPortugueseSpanish

Monitoramento Mirim Costeiro comemora 10 anos lançando Selo comemorativo

Dia Mundial da Educação
EnglishPortugueseSpanish

O Instituto Monitoramento Mirim Costeiro – IMMC comemorou os 10 anos de atuação com o lançamento de um selo alusivo a primeira década de atividades de seu programa pioneiro de Educação Socioambiental.

Iniciado em 2012 no município de Garopaba-SC, este programa tem uma metodologia diferenciada onde as crianças do 4º e 5º ano de escolas públicas se tornam pesquisadoras e Monitoras Mirins Costeiras do litoral que vivem, conhecendo de forma prática sobre as características desse ecossistema e a importância de preservar suas riquezas socioculturais e ambientais.

Tecnologia Social reconhecida nacionalmente

Este programa foi certificado como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil e reconhecido como melhor projeto da América Latina na Categoria Oceanos pelo Prêmio América Latina Verde em 2017. Há alguns dias o Instituto recebeu um Prêmio de Responsabilidade Socioambiental do Jornal Correio da Praia.

Para a presidente do IMMC, a oceanógrafa Caroline Schio

“Neste ano em que completamos a primeira década do programa de monitoramento junto às escolas, criamos este selo para ressaltar a importância da educação na formação de cidadãos mais conscientes e pró-ativos, pois acreditamos que as crianças são os futuros agentes de transformação na nossa sociedade. Lançar este selo neste Dia Mundial da Educação é muito significativo, pois além de celebrar a primeira década de trabalho do IMMC, também comemoramos a retomada do nosso programa na Rede Municipal de Educação de Garopaba”

comentou a gestora.

Sobre o Instituto Monitoramento Mirim Costeiro – IMMC

O IMMC possui uma sede institucional no centro histórico de Garopaba, que foi estruturada como um Centro de Referência em Educação Socioambiental na região. Possui o Mini Museu do Mar, uma Oceanoteca com livros, vídeos e jogos educativos sobre o Oceano. Oferece para as crianças Oficinas de Arte-Educação, Expedições Científicas, além de oportunizar para a comunidade palestras e encontros de contação de histórias sobre a região por meio do Projeto História Contada. Organiza anualmente eventos como o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias – DMLRP e a Celebração de Boas-Vindas às Baleias Franca, além de desenvolver oficinas educativas nas praias durante a temporada de verão com o Projeto Praia Limpa e participar como convidado em eventos socioculturais, ambientais e esportivos na região.

A MISSÃO do IMMC é replicar sua Tecnologia Social no maior número de cidades litorâneas possíveis, fomentando o conhecimento sobre o Oceano para o público infantil e conectando as crianças por meio de uma REDE DE GUARDIÕES MIRINS DO OCEANO. Para atingir este objetivo, o IMMC está desenvolvendo estratégias educativas para disseminar a cultura oceânica, oferecendo cursos on-line sobre o Oceano para crianças e para educadores que tenham interesse em se tornar replicadores da Tecnologia Social do Monitoramento Mirim Costeiro em sua unidade escolar e/ou comunidade. Desde 2020, somos o HUB SOA Garopaba da Sustainable Ocean Alliance – SOA, representando um dos coletivos de Jovens Líderes Mundiais do Oceano, fazendo ações locais para promover a tão sonhada sustentabilidade do oceano.

O IMMC começou a dar os primeiros passos em busca da realização de sua missão no ano de 2019 com a capacitação da primeira turma de educadores replicadores da nossa Tecnologia Social no município de Ubatuba, São Paulo. O município catarinense de Florianópolis já está  replicando nossa metodologia em sua rede municipal de educação em 2022. Por meio de uma parceria com o programa Escola Azul do Ministério do Mar de Portugal, o IMMC está levando sua Tecnologia Social para as escolas portuguesas, expandindo assim as fronteiras da sua Rede de Guardiões Mirins do Oceano para a Europa.

Fonte: Instituto Monitoramento Mirim Costeiro

Compartilhe com Amor:

contatos

WHATSAPP

(48) 991 100 690

Grupo News

Link para Grupo

E-MAIL

contato@saberesdapraia.com

Suporte Saberes
Enviar