Dez anos de Monitoramento Mirim Costeiro!

Dia Mundial da Educação

Neste 28 de abril, Dia Mundial da Educação o Instituto Monitoramento Mirim Costeiro – IMMC comemorou a data com o lançamento de um selo alusivo a primeira década de atividades de seu programa pioneiro de Educação Socioambiental.

Desde 2012, o Instituto Monitoramento Mirim Costeiro (IMMC) realiza, em Garopaba (SC), o programa pioneiro em que as crianças do 4º e 5º ano de escolas públicas se tornam pesquisadoras e Monitoras Mirins Costeiras do litoral que vivem. Desta forma, elas passam a conhecer de forma prática sobre as características do ecossistema e a importância de preservar suas riquezas socioculturais e ambientais.

O programa foi certificado como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil e reconhecido como melhor projeto da América Latina na Categoria Oceanos pelo Prêmio América Latina Verde em 2017. Recentemente, o Instituto recebeu um Prêmio de Responsabilidade Socioambiental do Jornal Correio da Praia.

10 anos de IMMC

Para a presidente do IMMC, a oceanógrafa Caroline Schio “Neste ano em que completamos a primeira década do programa de monitoramento junto às escolas, criamos este selo para ressaltar a importância da educação na formação de cidadãos mais conscientes e pró-ativos. Pois acreditamos que as crianças são os futuros agentes de transformação na nossa sociedade. Lançar este selo neste Dia Mundial da Educação é muito significativo, pois além de celebrar a primeira década de trabalho do IMMC, também comemoramos a retomada do nosso programa na Rede Municipal de Educação de Garopaba” comentou a gestora.

Sobre o Instituto Monitoramento Mirim Costeiro – IMMC

O IMMC possui uma sede institucional no centro histórico de Garopaba, que foi estruturada como um Centro de Referência em Educação Socioambiental na região. Possui o Mini Museu do Mar, uma Oceanoteca com livros, vídeos e jogos educativos sobre o Oceano. Oferece para as crianças Oficinas de Arte-Educação, Expedições Científicas, além de oportunizar para a comunidade palestras e encontros de contação de histórias sobre a região por meio do Projeto História Contada.

Organiza anualmente eventos como o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias – DMLRP e a Celebração de Boas-Vindas às Baleias Franca. Além disso, desenvolve oficinas educativas nas praias durante a temporada de verão com o Projeto Praia Limpa e participa, ainda, como convidado em eventos socioculturais, ambientais e esportivos na região.

A MISSÃO do IMMC é replicar sua Tecnologia Social no maior número de cidades litorâneas possíveis, fomentando o conhecimento sobre o Oceano para o público infantil e conectando as crianças por meio de uma REDE DE GUARDIÕES MIRINS DO OCEANO.

Para atingir este objetivo, o IMMC está desenvolvendo estratégias educativas para disseminar a cultura oceânica, oferecendo cursos on-line sobre o Oceano para crianças e para educadores que tenham interesse em se tornar replicadores da Tecnologia Social do Monitoramento Mirim Costeiro em sua unidade comunidade. Desde 2020, somos o HUB SOA Garopaba da Sustainable Ocean Alliance – SOA, representando um dos coletivos de Jovens Líderes Mundiais do Oceano, fazendo ações locais para promover a tão sonhada sustentabilidade do oceano.

O IMMC começou a dar os primeiros passos em busca da realização de sua missão no ano de 2019 com a capacitação da primeira turma de educadores replicadores da nossa Tecnologia Social no município de Ubatuba, São Paulo. O município catarinense de Florianópolis já está  replicando nossa metodologia em sua rede municipal de educação em 2022. Por meio de uma parceria com o programa Escola Azul do Ministério do Mar de Portugal, o IMMC está levando sua Tecnologia Social para as escolas portuguesas, expandindo assim as fronteiras da sua Rede de Guardiões Mirins do Oceano para a Europa.

, , ,

abelhas arte artesanato autoconhecimento CCI cinema clima compostagem comunidade cultura curso ecolab EcoLab na escola educação esporte evento eventos festa festa junina garopaba garopaba sustentável guia saberes da praia ibiraquera ifsc imbituba limpeza de praia lixo lixo zero manifestação monitoramento mirim costeiro musica música natuveggie ods plano diretor de garopaba praia do rosa reciclagem resíduos rosa norte saberes santa catarina sustentabilidade turismo vegano voluntariado

contatos

WHATSAPP

(48) 991 100 690

Grupo News

Link para Grupo

E-MAIL

contato@saberesdapraia.com

Suporte Saberes
Enviar