Procurar saberes

Pesquisar
Close this search box.

A Mostra Lutz de Garopaba participa da Conferência CONANE em Brasília

Mostra Lutz no Conane2
EnglishPortugueseSpanish

Nos dias 10,11 e 12 de março, o Programa de Educação e Sensibilização Ambiental Prof José Lutzenberger: Escola Amiga do Meio Ambiente (Mostra Lutz), desenvolvido desde 2001 em Garopaba, pela Secretaria Municipal de Educação, Fundação Gaia e Projeto Ambiental Gaia Village, se fez presente na 5ª Conferência Nacional de Alternativas para uma outra Educação (CONANE), realizada na Universidade Federal de Brasília (UNB).

De acordo com a bióloga e educadora ambiental Sandra Severo, ex-coordenadora da Mostra Lutz, e que foi à Brasília apresentar o trabalho das Escolas de Garopaba, a CONANE reúne educadores e atores de diferentes setores da sociedade para construir uma nova forma de se fazer educação. E essa 5ª CONANE teve como premissa o debate sobre uma educação democrática, antirracista, inclusiva e voltada para o fortalecimento da juventude, denominada a CONANE da Esperança. 

A 5ª CONANE reuniu cerca de 400 educadores de todo o pais. Em meio a exposições, palestras, rodas de conversa e oficinas, a Mostra Lutz foi apresentada através de banner e também através de uma roda de troca de experiência entre projetos similares de educação ambiental que desenvolvem práticas sobre agrofloresta, permacultura e sensibilização quanto às mudanças climáticas.

22 anos de Mostra Lutz em Garopaba

No espaço das trocas de experiências, os participantes puderam conhecer o Programa de Educação Ambiental de Garopaba, política pública permanente,  que de forma contínua envolve anualmente cerca de 26 escolas, mais de 2.500 estudantes e quase 300 professores e tem como premissa estimular estudantes e comunidade a gerar soluções criativas visando a melhora da qualidade de vida e a preservação da natureza, sempre considerando as características e problemas de cada bairro, envolvendo os atores na busca de alternativas para um desenvolvimento mais sustentável. Essa história foi contada através de diversos elementos físicos representativos dos principais temas trabalhados pelas Escolas ao longo desses 22 anos em estreita conexão com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável / ODS integrantes da Agenda 2030 da ONU.

Foram três dias de intenso debate e trocas sobre o papel da educação no fortalecimento da democracia, em especial sobre necessidade de revisão ou revogação da reforma do ensino médio. A juventude se fez presente na V CONANE debatendo educação e desigualdade social, estratégias de articulação e engajamento dos jovens em projetos educacionais e proposição de políticas públicas, trazendo a visão de jovens ativistas oriundos de comunidades indígenas e centros urbanos favelizados sobre o significado de educação emancipadora e transformadora.

Sandra Severo, representando a Mostra Lutz, de Garopaba, em Brasília

Temas relevantes como inclusão e educação anticapacitismo também foram apresentados através de painéis que apresentaram experiências concretas de Escolas, em distintas regiões do pais, que estão implantando currículos mais humanizados. Além dos painéis temáticos, a V CONANE oportunizou encontros, trocas de aprendizagem e articulações, através de rodas de conversa temáticas com apresentação de 48 projetos e 33 oficinas.

Painel “De mãos dadas a esperançar: como articular as lutas das juventudes às lutas das educadoras e educadores? ”

Sandra conta que a V CONANE também oportunizou reencontro com dois queridos educadores parceiros da Mostra Lutz: Fabio Brotto, criador da Pedagogia dos Jogos Cooperativos, que foi trabalhada com a rede de educadores de Garopaba em 2012 e Prof. José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte/ Portugal que brindou Garopaba com um Seminário sobre ensino transformador. Ela conta ainda que trouxe na bagagem muito conhecimento e oportunidades de parcerias para qualificar o programa de educação ambiental dos Centros de Educação Infantil e Escolas do Ensino Fundamental e Médio de Garopaba. 

Abertura da 5ª CONANE com o Boi do Seu Teodoro, um primo do Boi de Mamão catarinense

Para saber mais acompanhe @conanenacional e @mostralutz

Divulgação Mostra Lutz