Procurar saberes

Pesquisar
Close this search box.

Mostra de trabalhos NEM reúne arte, literatura e consciência social na Saad

Capoeira
EnglishPortugueseSpanish

Entrar pela porta da Escola Maria Corrêa Saad, no Campo D’una (Garopaba-SC), ao fim de cada semestre é uma oportunidade de aprendizado única. A Mostra de trabalhos do Novo Ensino Médio (NEM) é um misto passado, presente e futuro, trazendo a história ancestral, a realidade dos jovens estudantes e as tendências para um futuro próximo.

Logo nos corredores já é possível mergulhar num universo de arte e expressão, com desenhos, pinturas, murais de poemas, fanzines, música. A qualidade técnica dos trabalhos é inegável. Para quem vem do mundo das letras e do jornalismo, ler os poemas, livros e releituras é um bálsamo que faz acreditar que uma comunicação ética, humanizada e inovadora está surgindo. Uma riqueza de vozes e saberes, que une os aparatos tecnológicos e transforma em produtos digitais, como podcasts, e-books e web documentários o olhar dos estudantes para a sua comunidade.

Através da arte, eles se expressam. E nós ouvimos atentos, buscando ao máximo compreender, absorver, admirar, respeitar, as vozes que compõem a Garopaba do amanhã.

Corpos que Expressam suas Vozes

Nas disciplinas de Linguagens coordenadas pela professora Cleneir Florindo, os Corpos expressaram suas Vozes través de pinturas e desenhos, painéis, a arte ancestral da capoeira, a música e produções audiovisuais. O dia também foi marcado pela fala sobre Comunicação Não Violenta, com a advogada Juliane Camargo. “Nos comunicamos mais do que comemos, dormimos ou caminhamos. E reaprender a nos comunicarmos de uma forma mais consciente, com mais empática, com mais respeito, compaixão e posicionamento é uma forma de melhorar o mundo e as relações”, explica.

O destaque dos projetos fica para o documentário Nalu, que em havaiano significa “onda”, produzido pelas alunas Giovanna Bernardo, Ana Clara Furtado e Thayna Furtado, da turma 201. Confira abaixo a produção totalmente independente.

Mulheres do Território Catarinense

Debate de questões de gênero e questões raciais foram tema da disciplina eletiva de Ciências Humanas, que apresentou os projetos sobre “Mulheres no Território Catarinense. Coordenadas pelos professores Jean Morinn (f) e Suelen Sandrino, as produções totalmente realizadas pelos alunos, incluem um podcast sobre mulheres trans e um documentário sobre mulheres quilombolas.

O espaço também contou com uma biblioteca de empoderamento feminino e painéis com histórias de mulheres referência no Brasil, incluindo a benzedeira Dona Adelaide, mulher quilombola da comunidade da Aldeia.

Confira no canal do Youtube @mulherescaatarinenses os trabalhos sobre as Mulheres do Território Catarinense

Democratização da Leitura

O componente curricular Práticas de Letramento Literário, ministrado pela professora Luciane Bradbury, trouxe uma reflexão sobre o tema “A Democratização da Leitura“. A partir de uma pesquisa dos alunos sobre hábitos de leitura na escola, foram criados projetos com a temática. Confira abaixo alugas das produções.

“Cartas de amor são ridículas”, Fanzine 

“Nosso projeto é um fanzine com textos autorais e subjetivos, busca demonstrar a importância da escrita sobre si na fase da adolescência.” 

Autores: Isabela da Lara, Julia Maia, Pietra Nobre, Valentina Granella (Foto capa)

Espaço de Leitura na Escola

“Após pesquisa sobre hábitos de leitura na escola, elaborada e aplicada por nós, percebeu-se a importância da escola como espaço de circulação de leitura, muitas vezes, como o único espaço para nossos estudantes. Assim, estamos revitalizando nossa Geladeroteca, com campanha de doações de livros, e organizando um espaço para leitura e divulgação de projetos de escrita na nossa escola.”
Participantes: alunos da turma 301/2023.

Análise “The Last of Us”

“O nosso projeto consiste em uma análise da série The Last of Us, com objetivo de fornecer um resumo e explicar a sua história, a qual é baseada em um jogo. Ela demonstra que as narrativas de ficção acontecem para além dos livros.” Assista aqui abaixo

Autores: Lucca Stoll Muller, João Victor Martinho, Arthur Cordeiro.

A escrita de um livro : “A Droga da Arte”

“O nosso trabalho é a escrita de um livro, refletindo sentimentos que vivemos na adolescência. Procuramos demonstrar que a escrita subjetiva, ou seja, falar sobre seus sentimentos, pode trazer alívio para essa fase da vida tão complicada.” Leia aqui!

Autores: Antonia Máximo, Ana Carolina Damiane, Camila Strutz, Sthefane Wurzius.

Podler

“O nosso projeto é a elaboração e criação de um podcast sobre os livros que são leitura obrigatória da UFSC, no vestibular de 2024. Foram feitas as análises dos seguintes livros: 

  • Úrsula – Maria Firmina
  • Torto Arado – Itamar Vieira Júnior;
  • A Alma Encantadora das Ruas – João do Rio;
  • Velhos – Alê Motta;
  • O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias – Cláudio Galperin, Cao Hamburguer, Bráulio Mantovani e Anna Muylaert;
  • O mez da gripe – Valêncio Xavier.

Autores: Giovanna Bernardo, Ana Clara Furtado, Thayna Furtado, Maria Luísa Custódio, Guilherme Gomes, Pedro Pagnan, João Antônio Gonçalves e Fernando dos Santos.”

Ouça aqui!

Releitura de Mitos

“Nosso projeto consiste em uma coletânea de cinco contos escritos por nós para cinco personagens de lendas famosas no Brasil, com o objetivo de trazer uma nova visão para o folclore brasileiro e despertar interesse nos jovens e adultos a conhecer mais da cultura brasileira, adaptada para o cenário de Garopaba e Santa Catarina.”

Autores: Pedro Henrique Viera, Leandro Vargas, Rafaela de Oliveira, Maria Eduarda Silveira e João Lima

Podcast de análise do livro “A revolução dos bichos”, de George Orwell

“No nosso projeto vamos fazer uma gravação de áudio (podcast) de uma conversa analisando e comentando sobre nossa impressões a partir a leitura do famoso livro da literatura universal, “A revolução dos bichos” de George Orwell.

Autores: Noah Takahashi, Ágata Moehleke, Mariana Cardoso, Luiza Tegon e Luna Tais Lopez

Sentimento por escrita

“Nosso projeto tem como objetivo dar visibilidade para a escrita subjetiva como forma de desabafo emocional. Todos poderão deixar seus textos sempre que quiserem, em uma caixa elaborada por nós, deixada em  ambiente escolar.”

Autores: Késia Oliveira, Natália Pereira, Mariana da Rosa.

Fala, Garopaba

“Nosso projeto é uma entrevista com pessoas mais antigas de Garopaba, para sabermos mais como era a cidade antigamente na voz de quem aqui viveu há muito tempo.” Ouça aqui!

Autores: Maria Luiza Santos, Milena de Souza, Nicolli Soares e Kauan Da Silva

Espaço de leitura no Campo D’una

“Estamos confeccionando um espaço de leitura no Posto de Saúde, no bairro Campo D’una. Contamos com a doação de 200 livros do Banco do Livro, projeto social da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais. Tivemos contato, através de uma palestra na escola, com a bibliotecária responsável Neli Miotto, que nos incentivou ao projeto.

Autores: Gabriel Teixeira, Julia Leopoldo, Kenoa Hanna, Victor Alcantara

Tenha cuidado com o que você deseja

Tenha cuidado com o que você deseja é um projeto em que realizamos um curta-metragem sobre o livro “Coraline“. Nosso intuito é fazer com que as pessoas vejam o filme e incentive a leitura do livro, além da reflexão sobre as relações familiares.” Assista aqui!

Autores: Anny Barbosa, Lucas Melo, Luis Fiuza, Muryllo Ferrão e Sky Dias

Fanzine – História da música brasileira

O projeto resgata o gênero textual Fanzine, muito usado por entusiastas da cultura pop com as características de ser feito à mão. Em uma edição foi trazida a História da música brasileira, com ilustrações e uma estética muito bacana que nos remete aos * punks dos anos 80.  

Autora: Vitória Siabra – Turma: 301

Jornal dos Sentimentos 

Nosso projeto é um jornal em formato de fanzine que trata dos sentimentos mais tocados pela geração atual. 

Autores: Hamara Flor e Laura Nussemeyer – Turma: 101 

No Instagram da Saberes, você encontra um vídeo mostrando um pouquinho dos projetos durante a mostra.

Por Glaucia Rosa Damazio
Jornalista
Fotos: Arquivo pessoal / Divulgação professores Saad / Glaucia Rosa Damazio