Procurar saberes

Pesquisar
Close this search box.

Teoria e práticas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no IFSC Garopaba

Mostra Científica
EnglishPortugueseSpanish

A programação reuniu mostra de trabalhos, diálogos com a comunidade e apresentações culturais, mirando no desenvolvimento sustentável

Há 20 anos, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) tem o objetivo de mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida. “A ciência existe para encontrar respostas para os problemas, para cuidar e melhorar a vida das pessoas”, afirma a campanha do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. 

O tema deste ano: Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável converge com as ações de agendas globais. “A temática deste ano chama a atenção para a necessidade de se observar o desenvolvimento a partir de uma perspectiva consciente, isto é, que através de uma racionalidade ética, prática, possa conciliar desenvolvimento, ganho de capital e cuidado com a natureza em geral”, destaca o Docente de Filosofia e Coordenador de extensão do Câmpus Garopaba, João Eduardo Navachi.

IFSC Garopaba: conectando a ciência com as temáticas locais

No Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) campus Garopaba a semana não apenas serviu para compartilhar os trabalhos desenvolvidos na instituição, mas também para dar espaço às necessidades desta comunidade na programação, com destaque para a mesa de abertura: “A ciência por trás das estradas: biodiversidade, arqueologia e engenharia”, que trouxe uma reflexão sobre a tecnologia que envolve a malha viária em qualquer localidade. 

Mesa de Abertura da SNCT IFSC Garopaba

As redes de estradas estão espalhadas por quase todos os continentes e servem para conectar as pessoas. No entanto, ao construir uma via, essa rede se sobrepõe a outras já existentes no território, causando impactos ambientais como a perda de habitat, a poluição química e sonora, a mudança na hidrologia, a movimentação de espécies invasoras, a existência de luz e de uma barreira física, além da mortalidade de espécies por atropelamento. 

“Toda essa gama de impactos criou uma linha de pesquisa dentro da ecologia chamada ecologia de rodovias e ferrovias”, explicou a bióloga Fernanda Zimmermann Teixeira, que integra o Núcleo de Ecologia de Rodovias e Ferrovias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A proposta foi convergir biodiversidade, arqueologia e engenharia a partir das explanações dos palestrantes Fernanda, Rossano Lopes Bastos e João Manoel Nascimento. Leia mais aqui! 

A Semana de Ciência e Tecnologia do IFSC aconteceu entre os dias 17 e 19 de outubro, com uma extensa programação de atividades como mostras de trabalho, diálogos, palestras, oficinas, tours e visitas e apresentações culturais.

O tripé do IFSC Câmpus Garopaba: Ensino, Pesquisa e Inovação e Extensão

Conforme explicou o coordenador de Extensão do Câmpus Garopaba, João Eduardo Navachi, muitas vezes, as pessoas chegam até o IFSC buscando as modalidades de ensino. “Hoje, nós temos os cursos integrados ao Ensino Médio, os cursos concomitantes, cursos superiores, os cursos FIC… Mas para além das atividades de ensino, o Instituto também mantém atividade de pesquisa e inovação, e também os projetos de extensão. A SNCT está vinculada a um projeto de extensão, é uma iniciativa dos servidores do campus Garopaba, e como este, temos outros, como o coral do IFSC, que se apresentou no encerramento da semana, a capoeira, o xadrez”, ressalta o professor .

Coral do IFSC Garopaba, que se apresentou ao final da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Outro destaque da Semana no IFSC foi a Roda de conversa: Mulheres no Quilombo: resistência, força e liderança, que contou com a presença das lideranças locais Lu Quilombola, da comunidade Aldeia, Maria Aparecida Batista e Mercedes Machado, do Morro do Fortunato. Além disso, a Palestra Diálogos Socioambientais sobre Patrimônios no Turismo de Base Comunitária – TBC interagiu a comunidade local com o Conselho de Turismo de Garopaba, e possibilitou visitas pelos roteiros culturais dos coletivos Tob Terra e Costa Catarina. 

“Assim como buscamos o apoio e fomento à inovação, a gente também busca essa articulação com temas importantes para a comunidade na qual estamos inseridos”,  comentou a diretora-geral do Câmpus Garopaba, Micheline Sartori. “Este é um momento em que mostramos o que nós temos e o que fazemos e produzimos”, ressaltou. Neste ano, o Câmpus Garopaba completou 10 anos de atividade.

Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo

Na programação do evento, atividades alusivas à Semana do Jovem Empreendedor, a SemanaJE, de Garopaba, também tiveram espaço no palco, com rodas de conversas com empreendedores. Saiba mais sobre a SemanaJE aqui! 

“O mais interessante este ano foi o protagonismo dos alunos. Foram muitos conteúdos em três dias intensos, mas muito divertidos. Foram temas diferentes que nos conectam com a comunidade. A SNCT é feita para os alunos e este ano eles acertaram demais, trazendo felicidade para todos os estudantes. Foi incrível”, agradece o estudante Yuri Lourenço Ribeiro (17), estudante de Informática. 

Leia também: Estudantes criam aplicativo para acompanhar a rota dos ônibus de Garopaba

Sobre a SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) tem o objetivo de mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida. Instituída por decreto presidencial em 9 de junho de 2004, é realizada todos os anos durante o mês de outubro pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com unidades de pesquisa, agências de fomento e entidades vinculadas, comunidade científica, universidades, instituições de ensino de pesquisa, escolas, museus e jardins botânicos, secretarias estaduais e municipais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil

Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, são realizadas, em todo o país, feiras e mostras científicas, palestras, cursos, oficinas, experimentos, atividades de observação do céu e visitas a museus e instituições de ciência e tecnologia.

Por Glaucia Rosa Damazio
Jornalista especialista em Sustentabilidade
Redação Saberes da Praia
Fotos: Divulgação