BLOG

Troca de Saberes

Faça você mesmo: Tingimento natural

O reaproveitamento é uma forma de arte, é transformar o que seria descartado em algo que traz beleza para os olhos e para a vida!

 

O Meio ambiente sofre muito impacto com os nossos descartes e trazer consciência para isso é essencial para que possamos continuar habitando aqui. 

 

A indústria têxtil no meio ambiente

Veja abaixo números que demonstram a questão enfrentada no meio ambiente devido aos descartes da indústria têxtil.

 

  • Em números, 1,2 bilhão de toneladas de gases de efeito estufa são liberadas no meio ambiente por ano em decorrência da indústria têxtil.

 

  •  20 a 30% de tecido usado em cada peça é considerado resíduo (que não possuem descarte correto e vão para aterros sanitários)

Faça você mesmo: tingimento natural

Hoje compartilhamos a arte da talentosa @miloureiro que tem como objetivo o reaproveitamento de tecidos não mais utilizados, que são transformados em lindas peças, como esses colares.

Esse Saber, além de sustentável, traz na sua essência uma atividade terapêutica e de relaxamento.

 

Passo a passo tingimento natural

Veja como é fácil fazer, a Mirian explicou tudinho no vídeo, e abaixo você também encontra como fazer:

 

Materiais necessários

Cordão de algodão

Água 

Açafrão 

Vinagre

Canela em pó e em pau

Anis estrelado

Nós moscada 

 

Como fazer

Deixe ferver a água com o cordão e as especiarias 

Adicione vinagre branco e deixe ferver por mais um tempo até a peça a ser tingida

Retire e deixe esfriar um pouco para conseguir manusear 

Coloque em água corrente para conferir se  a cor permanece. Se o tingimento ficar, coloque diretamente no sol para secar 

Passar um spray com um cheirinho a gosto e pronto!

 

“Esses lindos colares são feitos com cordões de algodão e foram tingidos artesanalmente com especiarias (como os do vídeo), mas podem ser feitos com qualquer casca de frutas, legumes, chás, temperos, entre outros”, explica a terapeuta em Reiki e artista Mirian Loureiro. 

 

“O mais interessante é que esses cordões podem ser transformados a partir de camisetas usadas, ou qualquer tecido de algodão, pois se for sintético a tinta não adere”, diz Mirian e salienta, “O meio ambiente agradece!”, e os olhos também! Porque as peças ficam muito lindas e estilosas. São criações a partir de cores, aromas e terapêuticas.

Suporte Saberes
Enviar