As formigas e as minhocas, apesar de pequenas, desempenham um função inversamente proporcional ao seu tamanho. Esses organismos cavadores aeram o solo e aumentam a capacidade de absorção de água. Chamadas de “intestinos da terra” por Aristóteles, as minhocas refinam o solo processando-o através de seu intestino.
O solo refinado é depois depositado na superfície na forma de dejetos. Num único ano, as atividades combinadas das minhocas podem produzir até 500 toneladas métricas de dejetos por hectare. Os dejetos são muito férteis, contendo cinco vezes o conteúdo de Nitrogênio do solo circundante, sete vezes o de Fósforo, onze vezes o de Potássio, três vezes o de Magnésio e duas vezes o de Cálcio.
Gostou dos benefícios?
Para que a minhoca vá morar no seu quintal é simples: composte seus resíduos orgânicos (cascas de ovos, frutas e verduras, sachê de chá, erva de chimarrão, etc) no solo. Mantenha-o úmido, se possível coberto com folhas ou restos de grama (para manter a umidade) e aproveite todos os benefícios dessas belezuras!
Conheça o trabalho da Amorosa Compostagem.
Por Liandra R Damazio
Bióloga – CRBio 129027
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
RAVEN, P. H., EVERT, R. F. & EICHHORN, S. E. Biologia Vegetal. 5ª ed. Guanabara Koogan, RJ. 1996