No último sábado (27/05), aconteceu a primeira roda de conversa sobre plantas medicinais, seus usos e potencialidades na Feira Agroecológica da Ibiraquera, mediada por Carol Camargo e Dani Rossi.
A planta escolhida para iniciar esta série de encontros foi a Aroeira da Praia, árvore nativa da Mata Atlântica, muito presente em nossa região e que está em época de colheita dos frutos, popularmente conhecidos como Pimenta Rosa.
Aroeira da Praia: Schinus terebinthifolia Raddi
Árvore utilizada inclusive em meios religiosos, como na Umbanda. É considerada com altíssimo poder de limpeza em banhos, defumações e principalmente em “bate folhas”.
Possui ações anti Inflamatória, cicatrizante, fungicida, bactericida, tônica, adstringente, anti-reumática, anticancerígena, antidepressiva, antihepatotóxica, antiviral, afrodisíaca, digestiva, diurética. Porém algumas pessoas possuem alergia. Os frutos também podem causar irritação do trato gastrointestinal. Além disso, sugere-se o uso com moderação, evitando-se o uso prolongado. Não deve ser usada em gestantes.
Já na ginecologia natural, a entre-casca do tronco e galhos podem ser utilizados em infusões no preparo de banhos assento para tratar infecções na vulva ou no pênis, e a ingestão das folhas através de infusões também auxilia na regulação do ciclo menstrual.
Seus frutos (a conhecida Pimenta Rosa) podem ser utilizados na culinária como tempero – possuem o sabor picante e adocicado. Enquanto que o óleo essencial, produzido através da destilação destes frutos, é chamado por muitos de Melaleuca Brasileira, pois contém as mesmas propriedades da referida árvore australiana.
A Feira Agroecológica de Ibiraquera acontece todos os sábados, das 9h às 13h na praça em frente à Igreja, no centrinho do Bairro. Além da feira de produtos locais, artesanais e ecológicos, acontecem diversas atividades culturais para adultos e crianças. Fique por dentro da programação acessando as redes sociais da Feira:
Confira alguns registros do que rolou!
Por Carol Camargo
Fotos: Lucas Grundling