Foram 11 sessões de cinema gratuitas em diferentes pontos da cidade entre março e outubro de 2024
A primeira edição do Cine-Clube Meca chega ao fim, movimentando a cena cultural de Garopaba e região durante o ano de 2024. Foram onze sessões de cinema gratuitas para a comunidade, de março a outubro, reunindo mais de 300 espectadores em filmes nacionais e internacionais.
Os filmes e documentários apresentados, envolvendo temáticas como as mudanças climáticas, pesca, soberania alimentar, povos originários, ativismo feminino e sustentabilidade serviram de gatilhos para as rodas de conversas e oficinas realizadas após cada exibição.
Diferentes públicos puderam desfrutar das sessões do cine, que teve exibições para os estudantes da APAE Garopaba e para os idosos no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), e em pontos de cultura, tendo como principal sede o Raiz Centro Cultural, mas também chegando a espaços como a Galeria Local Rancho 29, na Padoca Artesanal e no Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, em Itapirubá. “Um dos nossos principais objetivos era a questão da inclusão social através da acessibilidade. Conseguimos atingir públicos variados, como jovens, idosos, pessoas com alguma deficiência e pessoas de baixa renda”, comemora Doty Luz, produtor do Cine-Clube Meca.
“A gente está com um sentido de dever cumprido, pelo que se propõe mesmo um Cine-Clube, que é formar público, tratar de conceitos locais, o que é importante para a cidade, o que é importante para nós, o que é importante para o mundo, e sempre com o foco no público, na discussão, nas conversas e nas oficinas de formação”, completa o diretor Walter Luiz Caira, proponente do projeto, contemplado pelo Prêmio Catarinense de Cinema, edição especial da Lei Paulo Gustavo 2023.
“Acho que a gente deu uma transformada, que é um dos sentidos do cinema, transformar, para que as pessoas acordem para os problemas que temos no nosso planeta e tragam isso para uma roda de conversa aberta”, finaliza Walter.
Sessão de Encerramento tratando da luta contra o feminicídio
Em sua última sessão da temporada, o Cine-Clube Meca apresentou, no dia 18 de outubro, o filme Flores de la Llanura, da Diretora Mariana Rivera, que trouxe o caso de feminicídio de Silvia, prima de Yecenia, uma tecelã ñomndaa da Planície das Flores, México. Através de um duelo poético e ritualístico, os fios, os sonhos e os saberes têxteis das mulheres se entrelaçaram coletivamente num ato de cura e resiliência.
Após o filme, uma roda de conversa com representantes de iniciativas ligadas à causa feminina da região debateram sobre as questões da violência de gênero, prevenção e rede de apoio com os presentes. “O espaço para debate é muito importante porque traz o diálogo, a consciência e a possibilidade. Nos dá oportunidade e possibilidade de discutir, de aprender, de mostrar formas de luta, e também uma forma de dar força, porque a gente vê que a gente não está sozinha”, comentou Nayara Francine de Souza, psicóloga e fundadora do projeto psicossocial Rede Feminina de Proteção – Minas do Rosa.
Ao lado de Nayara, estiveram presentes, representando temáticas abordadas no curta, Cátia Silva, empreendedora da Mazinka Afro Vest e integrante do Coletivo das Pretas de Garopaba e Paola Renta Obassí, representando a religião através do Ilê Alaketu Obá Bí Lé, com a mediação da jornalista Glaucia Rosa Damazio .
Lançamento: Vem aí, a Mostra Encantos do Cinema Ambiental 2025!
Comprometido com a arte do cinema, o time da MECA lançou oficialmente a 2ª edição da Mostra Encantos do Cinema Ambiental (MECA), que acontece em Garopaba, Imbituba e Laguna, de 22 a 29 de março de 2025. A MECA vem sendo preparada com a missão clara de proporcionar livre acesso à arte para camadas da sociedade menos privilegiadas, possibilitando que uma ampla gama de cidadãos possam experienciar a arte e aprender a partir de distintas percepções.
Conheça a Lista de Filmes apresentados no Cine-Clube MECA em Garopaba e região
Fishing For Litter
Balearen Begia
Não é uma escolha
The Birdcarver
Vidas de Engenho
Mar Brasil
Guardião do Nascimento
Onde está a Fonte?
Sam and the Plant Next Door
Flores de la Llanura
Para continuar acompanhando a MECA, acesse o perfil no instagram @meca.oficial_
Por Glaucia Rosa Damazio
Jornalista