O projeto Conexões Solidárias acontece de maneira itinerante, trazendo oficinas gratuitas com saberes na região de Garopaba e Imbituba
Fortalecer a relação entre os membros da comunidade através da formação de um espaço democrático para troca e construção de saberes coletivos é o objetivo criado entre os integrantes do EcoLab Soluções Criativas para oferecer à comunidade de Garopaba e Imbituba. Após meses de pesquisa e elaboração da proposta, o encontro-piloto do projeto Conexões Solidárias aconteceu no dia 19 de agosto, no Gaia Village, reunindo os membros do coletivo para os ajustes finais e levantamento de dados para o projeto.
O encontro-piloto contou com
- Medicina do som com Dani Iacy
- Yoga com Giovana Longini
- Bate-papo sobre o projeto Gaia com Dolizete Zilli
- Oficina de Economia Doméstica com Raquel Cabral
“Entrei para o Ecolab com a intenção de propagar a filosofia do Yoga para pessoas que não necessariamente teriam acesso a essa prática. O nosso piloto foi muito especial para entendermos a potência que temos quando fazemos juntos. Nosso trabalho foi feito de forma leve, pois com o grupo unido e comprometido, as tarefas e responsabilidades puderam ser realizadas com calma e tranquilidade”, conta a Gi, professora de Yoga. “Poder compartilhar e aprender saberes foi inspirador e emocionante. Desejo que o coletivo possa continuar a crescer e que possamos tocar muitos corações, através do yoga e de todos os saberes que pudermos oferecer!”
“O evento foi o primeiro de outros que virão, iniciativa de voluntários muito importante para a troca de saberes e conhecimentos entre pessoas da comunidade. A oficina de Economia Doméstica foi uma oportunidade para refletirmos e autoanalisarmos a nossa relação com o dinheiro, nossas receitas, despesas, sonhos, planos e metas. Além disso, diversas outras conexões foram feitas, como o financiamento imobiliário e a educação financeira para crianças e adolescentes”, reforça a voluntária Raquel Cabral.
Conexões Solidárias próximos passos
A meta agora é encaminhar o projeto para as entidades representativas da sociedade de Garopaba e Imbituba para parcerias que envolvam o uso de espaço para os eventos. Os próximos encontros devem manter a mesma dinâmica de oficinas, sempre oferecendo, em paralelo, atividades para crianças. A ideia é que os pais possam participar dos encontros enquanto seus filhos também trocam saberes em atividades específicas.
O projeto está sendo desenvolvido a partir de pesquisas com a comunidade através Coletivo Habitacional da região. A análise mostra uma demanda de famílias em situação de vulnerabilidade social, que não têm acesso a atividades de autoconhecimento, saúde e bem-estar, lazer, arte, cultura e desenvolvimento pessoal.
“Maravilhosa atuação do projeto Ecolab Conexões Solidárias dentro da sociedade Garopabense.
Um trabalho altruísta, empático e de valor fundamental na vida de muitas famílias que necessitam
este olhar profundo da realidade atual. Só posso parabenizar o grupo por tamanha grandeza de ato
tão humanitário nos dias de hoje e que, com certeza, fomentarão novos rumos e farão diferença na
geração vindoura”, agradeceu a coordenadora do Coletivo Habitacional Popular, Kátia Schaffer.
O projeto está alinhado aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2023 da ONU e conta com o apoio da Saberes da Praia. Agradecemos aos parceiros que colaboraram com as doações de materiais e alimentos, destinados para a execução do evento e também doados a famílias em situação de insegurança alimentar da região.
- Escola Maria Corrêa Saad, em especial aos professores Vavá, Luciane Bradbury e Cleneir Florindo.
- Mercado Cobari
- Mercado da Limpa
- Padaria Ponta da Piteira
Agradecemos também ao espaço Gaia Village que nos cedeu amorosamente o espaço e disponibilizou equipe para as atividades, além de nosso grupo de voluntários:
- Jane Vilella
- Renata Rizzo
- Giovana Longini
- Ramiro Luz
- Glaucia da Rosa Damazio
- Daniela Miranda
- Maykon Rodrigues
- Luciana Pedutti
- Victoria Vaccarone
- Sol Domínguez
- Diana Melim
- Raquel Cabral
“Conexões Solidárias foi para mim um marco. Marcou o esforço dos organizadores, marcou a concretização de meses de mobilização. Marcou também o início de um coletivo engajado. Senti a experiência com muita alegria. Sound healing, yoga, a história do Gaia e a palestra de economia doméstica trouxeram uma experiência única. Agradeço imensamente por fazer parte dessa família”, celebra o voluntário Ramiro Luz (à dir.).
O que é o EcoLab?
Um coletivo de profissionais independentes com foco no desenvolvimento sustentável. O EcoLab é um organismo vivo, composto por profissionais de diferentes áreas, com múltiplas habilidades e talentos. De forma colaborativa e coletiva, os integrantes aprendem uns com os outros, desenvolvendo habilidades e criando soluções criativas para transformar a realidade. “Junt@s, criamos soluções criativas e coletivas para problemas da nossa comunidade e para o mundo.”
Saiba mais!
Por Redação Colaborativa EcoLab