Um evento feito pela comunidade e aberto a todas as pessoas que quisessem participar. Arte por todos os lados, muita diversidade e quase nenhum rastro de resíduos descartáveis. Assim foi o Inspirando Diferenças, evento que aconteceu no domingo (02/04), no Iate Clube Ibiraquera.
Às margens da lagoa, as atividades iniciaram com uma grande roda de danças circulares, conduzidas pela artista e focalizadora de danças Ana Yam. De mãos dadas, pés no chão, olhos nos olhos, a abertura do evento simbolizou também a forma como foi construído e realizado – em união e colaboração.
“A 4ª edição teve o propósito de trazer uma boa lembrança do que foi vivido nas outras edições, por isso o nome Déja Vu. Com foco nos nossos 4 pilares: Sustentabilidade, Espiritualidade, Arte&Cultura e Diversidade, buscamos levar para a comunidade um pouco dessas bases que nos inspiram através da música, exposição de artesanatos e gastronomia local, apresentação de circo, vivências para crianças, rodas de conversa sobre empreendedorismo e agrofloresta, além de uma vivência de desenvolvimento emocional através de Cerimônia do Cacau”, explica a Juliane Camargo, parte do coletivo organizador do evento.
“Essa é a primeira vez que visito o Sul do Brasil e chegar nesta região de Imbituba, Garopaba está sendo um presente. Quando pisei no Festival Inspirando Diferenças e mirei as cores, os estandes com trabalhos artesanais incríveis e uma roda enorme, entre adultos e crianças, vestidos de multicores, dançando de mãos dadas… foi uma cena impactante, parecia uma utopia”, conta a Serena, participantes do evento.
Workshops, palestras e vivências
Foi uma tarde de partilhas, que seguiu com workshop de Comunicação Abundante orientado por Daniela Miranda, idealizadora da rede Iacy Germina, que também ofertou um círculo com a medicina Cacao durante o festival. “A energia do festival estava tão gostosa, que eu que eu também me contagiei. Tanto nas experiências que eu estava facilitando e quanto naquelas em que eu recebia. Uma experiência de amor genuíno. Sou muito grata por este festival existir e ser gratuito, por dar acesso a arte, cultura e espiritualidade a todas as pessoas”agradeceu a facilitadora Daniela.
Teve papo sobre agrofloresta com Andrew, do Sítio Libélula, circo e palhaçaria pra alegrar crianças de todas as idades, com Cia La Baskara | Circologia, e feira com artes, produtos e alimentos de iniciativas locais. “Tive a oportunidade de me conectar a pessoas que estavam ali e isso foi lindo, pois nem todo evento facilita esse tipo de experiência e acabamos curtindo só com nossos amigos”, conta a Serena.
“Essa edição, que foi realizada pela primeira vez no Iate Clube da Ibiraquera, teve recorde de público: passaram pelo Festival aproximadamente 280 pessoas! O retorno dos expositores com relação às vendas foi ótimo! Os músicos, artistas e facilitadores ficaram contentes com o fluxo de público que visitou o local. De modo geral, os feedbacks foram maravilhosos e estamos muito gratos por isso”, celebra Ju.
Música para inspirar diferenças
A música foi outro grande destaque do Inspirando Diferenças, valorizando a riqueza artística local. Teve a viola cheia de bossa do Tiago Bra, os mantras e cantos à natureza dos Gandharvas, a serenidade sonora de Lucas Terra e o encontro entre o nativo, o orgânico e o eletrônico com o duo Madre Musica.
Depois das apresentações no palco principal, o som seguiu em volta do fogo, que aliás, ficou aceso durante todo o evento. Os cinco elementos da Natureza também estiveram presentes o tempo todo, fazendo o Inspirando Diferenças acontecer de uma forma naturalmente mágica.
“A proposta de ser zero álcool, de acontecer em um lugar de natureza, ter fogueira, música e outros trabalhos de artistas locais, meditação… isso é diversão! É saúde, família, amizade, é cultivar felicidade que reverbera por dias. Eu voto por mais entretenimento assim”,
encerra Lorena, que se despede da região sul com o coração quentinho.
“No Inspirando Diferenças a gente percebe a necessidade, a importância e a potência da união comunitária. Na união está a força. Abrimos espaço para que os diferentes agentes possam se reconhecer, se comunicar, conhecer seus dons e articular o trabalho individual e comunitário. A gente sabe que individuais somos fortes, mas juntos somos imbatíveis. Na união que está força”, comenta Ariel, um dos organizadores do evento.
“O Inspirando Diferenças foi um evento que cumpriu exatamente o que seu nome propõe. Me senti inspirado a me harmonizar com o meu lado diferente e de ‘trazer isso pra roda’ pra somar com as diferentes identidades de cada um ali. Foi uma integração da individualidade com a coletividade, do interno com o externo. E foi um dia que me mostrou claramente a força do coletivo, o potencial que existe em cada um se tornando realidade ao nos juntarmos em um propósito uníssono”, revela o participante Tibério
Que possa inspirar muita arte, união e mais encontros permeados pela consciência, pela abertura, pelo respeito, pela simplicidade e por culturas de paz.
A edição Déja Vu foi apoiada pela Secretaria de Cultura de Imbituba, pelo Procult e pela Prefeitura do Município e recebeu incentivo cultural do SCPar Porto de Imbituba. Além disso, contou com o apoio privados de algumas empresas da região: Maçai’x PDR, Cerpalo, Papelaria Versos do Mar, Pousada Rosa Tropicália e Mormaii.
Por Isadora Mun, Glaucia Damazio e diversas colaaborações
Para conferir todos os registros do evento tem as fotos oficiais aqui e as da Saberes aqui também!
Imagens: Divulgação Inspirando Diferenças/Saberes da Praia