Evento acontece em Brasília, em defesa dos direitos femininos e do bem viver como parte do movimento Marcha Mundial das Mulheres
A Marcha Mundial de Mulheres, movimento social sem fins lucrativos, que sempre esteve nas lutas em defesa da democracia e na defesa dos direitos das Mulheres, entende que o momento é de resistência, união e luta pela reconstrução do Brasil e pelo avanço das Políticas Públicas.
Nos dias 15 e 16 de agosto, acontece em Brasília a 7ª Marcha das Margaridas, uma ação integrante da Marcha Mundial, e que contará com representantes do núcleo Garopaba e Imbituba.
Por que as mulheres marcham?
- Mudar o mundo e mudar a vida das mulheres em um só movimento.
- Igualdade para todas.
- Fortalecimento de espaços coletivos das mulheres: populares, autônomos e diversos.
- Ações com criatividade para enfrentar o capitalismo patriarcal, racista e lesbofóbico.
- Construção de alianças com os movimentos sociais em luta para transformar o mundo.
- Vincular o trabalho permanente em âmbito local com os temas e processos globais.
- Solidariedade e internacionalismo.
São estas as principais características que levaram à construção da Marcha Mundial das Mulheres como um movimento permanente no Brasil e em todo o mundo. O movimento fez sua primeira ação internacional em 2000 com o lema “2000 razões para marchar contra a fome, pobreza e violência sexista.”
Marcha Nacional das Margaridas
No Brasil, a ação pela Marcha Mundial das Mulheres se deu durante a primeira Marcha das Margaridas, realizada em aliança com as mulheres da Confederação Nacional das Trabalhadoras na Agricultura (CONTAG). A Marcha das Margaridas leva o nome de Margarida Maria Alves, defensora dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores rurais durante toda a sua vida, assassinada dia 12 de agosto de 1983.
Em Garopaba e Imbituba criamos um núcleo da Marcha Mundial das Mulheres em março de 2022. Desde então, temos reunido para debater a pauta dos direitos das mulheres”, conta a Simone Schaffer, integrante do grupo desde 2005 e atualmente parte da coordenação do Núcleo de Garopaba/ Zimba.
Para levar um grupo de 16 representantes à Brasília, diversas ações de arrecadação estão sendo realizadas. No dia 5 de agosto, as mulheres da Marcha Mundial das Mulheres participaram da feira que aconteceu no Raiz Centro Cultural com a venda de camisetas e ecobags para arrecadação de recursos para a participação do coletivo no evento nacional.
Interessados em colaborar com a causa, podem procurar a Simone pelo fone 48 99161 7713
- Para saber mais sobre a Marcha Mundial das Mulheres, clique aqui!
- Para saber mais sobre a Marcha das Margaridas acesse aqui!
- Instagram da Marcha Mundial das Mulheres- Núcleo Garopaba / Zimba: @mmm.garopabazimba
Por Redação Colaborativa EcoLab