A cartilha está disponível em PDF para download gratuitamente
O que é um conflito?
“A palavra conflito inicialmente traz a ideia de choque, de contrapor ideias, ideologias, valores, interesses ou armas. Por isso, para que haja conflito é preciso que exista certa oposição. É o desentendimento entre duas pessoas ou entre grupos, que manifestam, uns a respeito dos outros, os desacordos que pensam e sentem, geralmente com relação a algo que acreditam ser justo e direito.
Acontece que, para manter, defender, afirmar ou restabelecer esse direito, muitas vezes as partes envolvidas no conflito agem com violência verbal ou física. Na nossa cultura, como humanidade, aprendemos a ver o conflito como algo negativo, associado à rivalidade, oposição e diferença, características que são mal vistas em um sistema de crenças social.
Fomos ensinados a acreditar que os confrontos de ideias, valores ou opiniões entre duas ou mais pessoas devem ser resolvidos com agressividade e hostilidade. Mas não precisa ser assim! Acreditamos que essa divergência de direitos e opiniões que são parte do conflito podem ser solucionadas com segurança e equilíbrio.”
A proposta da Cartilha de Conciliação, Mediação e Resolução Alternativa de Conflitos foi lançada no dia 13 de junho, em um evento promovido pela Comissão de Conciliação Mediação e Direito Sistêmico da OAB de Garopaba. O material, que foi escrito pela equipe da Gestão de 2019/2022 da 49ª Subseção, e revisada pela Gestão atual, foi publicado com a intenção de levar à comunidade o conhecimento sobre as possibilidades de solucionar conflitos de forma extrajudicial e pacífica, possibilitando reduzir as demandas do Judiciário.
No evento, foram destaque as palestras de Rissiane Goulart (3ª à esq.), advogada e especialista em Mediação, que falou sobre Advocacia negocial, do litígio ao consenso, e Caroline Ruschell (à dir.), advogada e Consteladora Familiar, que falou sobre a aplicação da visão sistêmica na advocacia. A Comissão de Conciliação Mediação e Direito Sistêmico de Garopaba está à disposição da Comunidade regional para esclarecer qualquer dúvida sobre o acesso à essas medidas alternativas.
“Temos como compromisso levar às pessoas o conhecimento sobre outras formas de resolver seus conflitos, com mais rapidez e menos burocracia, sem precisar, muitas vezes, envolver o Judiciário”, reforça Juliane Camargo (3ª à dir.), Advogada e Presidente da comissão organizadora do evento.
O que você encontra na Cartilha de Conciliação, Mediação e Resolução Alternativa de Conflitos?
- O que é o conflito?
- Um outro olhar para o conflito
- Como tratar o conflito?
- O que são formas alternativas de resolução de conflitos?
- Qual a diferença entre a jurisdição e as formas alternativas de resolução
- Qual a diferença entre conciliação e mediação?
- Quais conflitos podem ser solucionados através das formas alternativas de resolução?
- Quais são os benefícios e vantagens de trabalhar com as medidas alternativas de resolução de conflitos?
- Como funciona a mediação, a conciliação e a resolução alternativa de conflitos na prática?
- Quero conciliar, e agora?
- As alternativas de resolução pacífica de conflitos como caminho para a paz social
Para acessar a cartilha de forma gratuita, clique aqui!
Por Juliane Camargo
Advogada
Redação Colaborativa EcoLab