Procurar saberes

Pesquisar
Close this search box.

Eleições 2022: vote sem vacilo!

semvacilo
EnglishPortugueseSpanish

Votar em quem e pra quê? Essa é uma questão super importante levantada no Guia Voto Sem Vacilo, criado pelo Greenpeace com informações sobre qual a função de cada cargo político, para que então possamos escolher um candidato com uma compreensão mais criteriosa. Dicas para votar em candidaturas que realmente estejam comprometidas em fazer a diferença, pelo presente e futuro de todas as formas de vida.

Estamos em ano eleitoral presidencial, mas todos os cargos abertos irão ocupar lugares de importantes espaços de representação política.

Presidente/a é o principal representante público da nação, responsável por governar e administrar o país por meio do Poder Executivo. Seu mandato tem duração de 4 anos, podendo ser reeleito por mais 4 anos consecutivos. E já que vamos votar em um representante, ele precisa estar alinhado com as pautas que consideramos mais importantes para o país, como por exemplo a Amazônia. Avalie se as propostas e planos apresentados pelo candidato atendem às necessidades de defesa e preservação da Amazônia, bem como dos povos indígenas e tradicionais.

Governador/a é quem chefia o Poder Executivo estadual, com atribuições próprias da gestão administrativa e também competências de intervenção nos municípios. As forças policias, por exemplo, estão sob comando dos governadores e governadoras. O cargo tem mandato de 4 anos, com possibilidade de reeleição.

Senadoras e senadores criam normas, propõe projetos de lei, fiscalizam ações e aprovam projetos do governo e da Câmara dos Deputados em nível federal. O Senado é composto por 81 representantes, eleitos pelas populações estaduais, e seus mandatos duram 8 anos. Mas a cada 4 anos há uma renovação parcial dos integrantes do Senado.

Deputadas e deputados federais criam leis e fiscalizam o Poder Executivo. As deputadas e deputados estaduais tem a mesma função, mas atuam somente dentro do estado no qual foram eleitos. Ambos os cargos tem mandato de 4 anos e são passíveis de reeleição.

Além de conhecer as funções de cada cargo, também é fundamental pesquisar o histórico e a visão de mundo de quem concorre às eleições. Saber como se posicionam em assuntos relevantes, qual o histórico da vida pública e o que já fez pela nação, no caso de uma tentativa de reeleição.

Fique de olho no que está sendo proposto dentro da economia também, já que estamos vivendo uma grave crise econômica junto com a ambiental. Um modelo de desenvolvimento sustentável, baseado em uma economia em harmonia com a floresta de pé e seus povos e comunidades, é a principal saída para garantir o futuro de todas as formas de vida.

Acesse o guia completo Voto sem Vacilo para saber mais.

Por Thainá Bernardoni