BLOG

Troca de Saberes

Energia solar fotovoltaica: uma alternativa viável para a transição energética

A sustentabilidade se torna completamente necessária quando dados nos mostram como está sendo conduzido as crises climáticas e quais as ferramentas estão sendo utilizadas na reparação dos danos ambientais e energéticos.

Podemos observar que o caminho não tem como ser outro, uma vez que, os recursos que são utilizados para a geração de energia já estão ultrapassados, no sentido que existem tecnologias que são, além de sustentáveis, muito mais eficientes e de baixo custo.

Crescimento no setor
De acordo com a CNN Brasil, até o final de setembro, o número das novas conexões relacionadas à energia solar ultrapassou o total do ano de 2020. Ano passado foram 212.435 novas conexões de geração distribuída e neste ano já são 221.880. Esse crescimento, segundo o INEL tem relação direta com o aumento da conta de luz, motivado, principalmente, pela alta das bandeiras tarifárias em decorrência da crise hídrica.

A consciência precisa chegar, e as vezes, precisa ser “no bolso” ou pelo medo da escassez. No final das contas os motivos não são dos melhores, mas as alternativas já estão sendo construídas em pilares muito importantes e isso tem crescido cada vez mais.

“Hoje, a produção de energia solar para a matriz elétrica representa 2,1% e a expectativa do Operador Nacional do Sistema (ONS) é que atinja 2,6% até o fim deste ano.” CNN Brasil

Esses movimentos de transformação ainda tem muito chão pela frente, mas trazem a confiança de que em breve estaremos regenerando muito mais que apenas recuperando os danos ambientais e energéticos já causados.

Fonte: CNN Brasil