EnglishPortugueseSpanish

Colóquio Internacional OCA – Arte e NFT’s: expandindo as maneiras de produzir, circular e construir comunidades

NFT
EnglishPortugueseSpanish

Evento acontece de 16 a 18 de fevereiro e tem vagas disponíveis para a comunidade

O Grupo de Pesquisa OCA – Outreidade – Colaboração e Artes -, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) convida para o Colóquio Internacional OCA – Arte e NFT’s: expandindo as maneiras de produzir, circular e construir comunidades. O evento online pretende apresentar, de modo introdutório, como as tecnologias de registro de objetos em ambientes virtuais estão transformando os modos de produção e circulação da arte.

NFT – Non-Fungible Token

A princípio muito relacionado às criações específicas de um certo meio, o NFT (sigla para Non-Fungible Token, token não-fungível) vem sendo aplicado para outros contextos, como, por exemplo, na criação de uma cryptomoeda indígena para ajudar na retomada e preservação de culturas ancestrais. Ou seja, estas novas possibilidades de fazer circular objetos artísticos não são apenas uma adaptação para circuitos digitais.

As novas formas de distribuir se tornam elas mesmas uma prática de arte completamente ampliada, conectando micro e macro, local e global. O processo de criação na esfera pessoal se conecta a uma comunidade muito maior, em construção e buscando parâmetros mais inclusivos. E isso pode ser considerado um grande gesto coletivo de arte.

1º Colóquio Internacional OCA

O evento é iniciado com a artista Daisa TJ, membra atuante de algumas comunidades nacionais e internacionais, onde irá apresentar tópicos introdutórios deste universo.

No dia seguinte Elias Oyxabaten, da etnia Oyxabaten (Rondônia), falará sobre as experiências que vem realizando para garantir a sobrevivência das culturas ancestrais de sua etnia através da criação de uma cryptomoeda indígena e outros projetos.

O colóquio encerra com a fala do artista indiano e também mobilizador de comunidades Shailpik Biswas que pretende trazer o relato de como a tecnologia dos NFT’s alterou seu modo de produzir arte e de outros artistas na Índia. Neste dia o evento será uma conversa em inglês e português, sem tradução simultânea, mas com tradução colaborativa. Não é necessário saber inglês para participar. O evento é uma organização do grupo de pesquisa OCA: Outreidade, Colaboração e Artes.

Para inscrever-se, é preciso realizar o cadastro pelo sistema do Sig da UFSB como usuário “sem vínculo” aqui.

Em seguida, confirme seu cadastro via e-mail, entre no sistema e Inscreva-se no Colóquio como Ouvinte.

Dúvidas: (73) 998190411

Compartilhe com Amor:

contatos

WHATSAPP

(48) 991 100 690

Grupo News

Link para Grupo

E-MAIL

contato@saberesdapraia.com

Suporte Saberes
Enviar