EnglishPortugueseSpanish

Dia Mundial da Limpeza nas praias de Garopaba e Imbituba

10 anos do monitoramento mirim costeiro (7)
EnglishPortugueseSpanish

Neste sábado (17/09) acontece o Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias 2022, e mutirões estão sendo convocados para limpar diversas praias de Garopaba e Imbituba. Os eventos são abertos a toda a comunidade, e quem quiser participar pode chegar, mas é importante lembrar de levar luvas, garrafa de água pra hidratação e usar roupas confortáveis.

Em Garopaba, os trabalhos são das 9h às 12h, em 8 praias:  Praia Central de Garopaba, Praia do Siriu, Praia da Barra, Praia da Ferrugem, Praia da Vigia, Praia da Gamboa, Praia do Ouvidor, Praia da Silveira e Costão. A organização é do Instituto Monitoramento Mirim Costeiro (IMMC), sendo esta a 11ª edição em rede do Dia Mundial da Limpeza.

O IMMC estará com seu estande e o Mini Museu do Mar e do ‘Lixo’ montado no calçadão em frente ao Restaurante Setenta e Sete, na Praia Central, e reunirá a equipe a partir das 9h. No final da ação, quando fizerem a triagem dos resíduos, haverá um bate-papo sobre o que foi mais encontrado nas 10 ações anteriores e na atual, com explicações sobre o impacto do microplástico no Oceano e a importância de reciclar corretamente o ‘lixo’.

Já em Imbituba, as atividades acontecem tanto no sábado (17/09) quanto no domingo (18/09), a partir das 9h, envolvendo 13 praias: Praia Vermelha, Praia do Rosa, Praia do Luz, Barra da Ibiraquera, Praia da Ribanceira, Praia D’água, Praia do Porto Norte, Praia do Porto Sul, Praia da Vila, Praia da Vila Nova, Praia da Guaiúba, Praia Itapirubá Norte, Praia Itapirubá Sul. Veja abaixo os pontos de partida dos mutirões:

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP) é uma ação global promovida desde 1986 pela ONG norte-americana The Ocean Conservancy que mobiliza voluntários em várias partes do mundo para despoluir ambientes costeiros, coletar e registrar os resíduos encontrados nestes locais.

Todos os dados levantados são utilizados para subsidiar políticas públicas nacionais e internacionais, incluindo o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar. Também é uma atividade associada à campanha Mares Limpos da Organização das Nações Unidas (ONU) e à campanha do Cleanup Day. Considerada a maior ação global para despoluição dos ambientes naturais do planeta. Milhares de pessoas em várias partes do mundo vão às praias, rios, lagoas, praças, parques e trilhas coletar os resíduos.

Compartilhe com Amor:

contatos

WHATSAPP

(48) 991 100 690

Grupo News

Link para Grupo

E-MAIL

contato@saberesdapraia.com

Suporte Saberes
Enviar