Feira da Mandioca de Imbituba é vencedora do Prêmio Rodrigo de Melo Franco de Andrade pelo IPHAN

Feira da mandioca de imbituba

A iniciativa de Imbituba foi selecionada na categoria Iniciativas de excelência na integração entre as dimensões material e imaterial do patrimônio cultural. Estes resultados foram obtidos no ano de 2019 e 2020, pela 34ª edição do Prêmio realizado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada ao Ministério do Turismo e à Secretaria Especial de Cultura, realizaram a cerimônia de entrega do 34° Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. O evento online, no dia 13 de abril, teve transmissão pelo canal do Iphan no Youtube, com os representantes das 12 iniciativas premiadas. 

Entre os contemplados, estão projetos dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. São iniciativas com temáticas relacionadas à memória, gestão do Patrimônio Cultural, difusão e valorização do saber popular, dentre outros voltados para a preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural do Brasil. 

“As ações premiadas demonstram o quanto nossa cultura é diversa. Reconhecer a relevância dessas iniciativas faz parte da missão do Iphan, que é cuidar e difundir o Patrimônio Cultural, em todas as suas formas e lugares do Brasil”, ressalta a presidente do Iphan, Larissa Peixoto. 

Imbituba premiada no Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2021

As 12 ações vencedoras do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2021 foram anunciadas em 10 de dezembro do ano passado.  “Recebemos mais de 400 candidaturas, de todo o país. Todas significativas da riqueza cultural que temos”, destaca o diretor do Departamento do Cooperação e Fomento do Iphan (Decof), Tassos Lycurgo. “Analisamos com base na excelência, inovação e originalidade apresentadas, considerando também a mobilização da comunidade e a visão ampla sobre o Patrimônio Cultural”, acrescenta. 

Marlene Borges, durante a cerimônia de entrega do Prêmio

A Feira da Mandioca foi reconhecida na Categoria 1 – Iniciativas de excelência na integração entre as dimensões material e imaterial do patrimônio cultural – com resultados no ano de 2019 e 2020. No evento, a Associação Comunitária e Cultural de Imbituba (ACORDI) foi representada por Marlene Borges, que trouxe em sua fala

“A Feira da Mandioca de Imbituba envolve a proteção e salvaguarda do patrimônio material e imaterial presente no Sistema Agrícola e Pesqueiro Tradicional dos Areais da Ribanceira (Saptar), em Imbituba (SC). A feira proporciona um espaço para capacitação, entretenimento e comércio.  Os produtos oferecidos são fruto da integração e relação dos saberes e fazeres, presentes nas práticas agrícolas e pesqueiras em diversos campos: na gastronomia, no artesanato, na religiosidade e nas manifestações artísticas do Saptar”, explica.

A Feira da Mandioca de Imbituba acontece anualmente, desde 2004, durante a temporada da “Farinhada”, na comunidade da Ribanceira. O recurso do prêmio será utilizado para manutenção do espaço físico e para a realização do evento deste ano, que acontece em junho.

“Este Premio fortalece a comunidade na defesa de seus direitos territoriais e na salvaguarda de seu modo de vida, focado no uso comum e sustentável dos recursos naturais.”

Sobre o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do IPHAN

O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade reconhece ações de preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural brasileiro. É realizado desde 1987 e se consolidou como o principal concurso do país voltado para a valorização do Patrimônio Cultural. Em sua 34ª edição, o prêmio faz homenagem ao Patrimônio Cultural do Nordeste, mas contempla propostas de todo o território nacional.  

Em 2021, o concurso passou a premiar ações que se adaptaram ao contexto da pandemia. Além disso, os conceitos de patrimônio material e imaterial foram integrados em uma única categoria. 

Fonte: IPHAN
Fotos: Feira da Mandioca de Imbituba 2014

contatos

WHATSAPP

(48) 991 100 690

Grupo News

Link para Grupo

E-MAIL

contato@saberesdapraia.com

Suporte Saberes
Enviar