Compondo o time de comunicadores de 11 países da América Latina, a Jornalista Glaucia Rosa Damazio, da Saberes, integra o programa Emerging Media Leaders, do International Center For Journalists (ICFJ)
Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá e Peru. Estes são os países representados por comunicadores no programa de Intercâmbio Emergin Media Leaders do International Center for Journalists (ICFJ). Entre os cinco brasileiros bolsistas, está a Editora da Saberes, Glaucia Rosa Damazio.
O programa é financiado pelo U.S. Department e dá sequência ao treinamento de seis meses realizado virtualmente em 2021. O objetivo da iniciativa é aproveitar o poder das ferramentas digitais e criar negócios de notícias viáveis ??que forneçam informações de interesse público em suas regiões. Por meio do programa, profissionais de mídia de 21 países da América Latina e do Caribe têm a oportunidade de trabalhar diretamente com organizações de mídia dos EUA, desenvolver projetos de empreendedorismo e aprimorar suas habilidades em áreas como jornalismo investigativo, checagem de fatos e podcasting, além de habilidades não jornalísticas, como construir um modelo de negócios sustentável.
Saberes levando a sustentabilidade além das fronteiras
Com o apoio do projeto, Glaucia e toda a equipe do EcoLab Soluções Criativas levaram para além das fronteiras brasileiras a palavra da sustentabilidade. “São diversos projetos inspiradores, desde visibilidade LGBTQIA+, Escravidão Moderna, Direitos Humanos, Igualdade de Gênero, Acesso à Informação Pública, Checagem de Fatos. Estar aqui trocando experiências e falando de sustentabilidade em seus diferentes pilares têm sido uma honra e um sucesso”, comenta Glaucia.
Os Mídia Líderes ficam durante duas semanas em Washington DC cumprindo uma extensa agenda de palestras e eventos para o desenvolvimento de suas habilidades e de suas organizações.
Guia Saberes da Praia nas Américas
Para apresentar um pouco da história da Saberes, foi disponibilizado para todos os participantes e equipe, uma versão traduzida para o inglês do Guia Saberes da Praia de Turismo Sustentável, contendo 32 experiências de cultura local, lazer, gastronomia, esporte e turismo ambiental e de base comunitária.
O material é acessado através do QR code fixado na plaquinha de madeira, produzida por meio da parceria com a CASABIO, feita de material reaproveitado, de forma artesanal. A plaquinha pode ser encontrada em diversos parceiros da Saberes com acesso exclusivo e gratuito ao Guia Saberes da Praia completo, com mais de 100 experiências sustentáveis na região de Garopaba, Imbituba, Imaruí e Paulo Lopes. O Guia também pode ser adquirido aqui.
EcoVila Digital Saberes
O program possibilitou a criação da EcoVila Digital Saberes, uma rede para conectar pessoas, negócios e informação sustentável no litoral sul de Santa Catarina. Os membros acessam um espaço de produção de conteúdo colaborativo e também financiam as ações socioambientais desenvolvidas no guarda-chuva da Saberes. Após a fase de intercâmbio nos Estados Unidos, a EcoVila Saberes passa por nova revisão para voltar ao ar, convidando a comunidade a ser atuante na proteção dos ecossistemas da Praia do Rosa e Região, que inclui sua história, sua cultura e o bem-estar das pessoas.
Saiba mais!
Glaucia Damazio: a bolsista do ICFJ que apostou em sustentabilidade
Qualquer pessoa pode ser uma apoiadora da Saberes fazendo uma doação ou integrando o coletivo de produção de conteúdo colaborativo. Conhece a EcoVila Digital aqui!
Nos próximos posts, você conhece também o trabalho dos demais brasileiros integrantes do programa Emerging Media Leaders 2022.