EnglishPortugueseSpanish

Mutirão de Limpeza na Praia do Rosa

Coletivo Lixo Zero Praia do Rosa (1)
EnglishPortugueseSpanish

No dia 1º de fevereiro, realizamos o Mutirão de Limpeza da Praia do Rosa. A ação foi organizada e realizada pelos voluntários do Coletivo Lixo Zero Imbituba e Praia do Rosa, em parceria com o Jogue Limpo Praia do Rosa e a IACY Germina e contou com a colaboração de 6 pessoas.

Nosso encontro foi em frente ao mercado Silas, no centrinho do Rosa e, obviamente, já no trajeto para a beira, recolhemos bastante lixo nas ruas. Descemos então pela trilha da Lagoa do Meio, nos embrenhando pela mata para coletar latinhas, sacolinhas plásticas, garrafas de vidro descartadas pela inconsequência humana há, quiçá, muitos e muitos anos, pois conforme as chuvas e intempéries acontecem, os resíduos se entranham na vegetação e no solo.

Na mata de restinga, qual temos uma extensão considerável desde o Rosa Sul até o meio, havia muito, mas muito microlixo, microplástico, papel higiênico e absorventes usados. Durante todo o percurso, várias bitucas de cigarro, tampinhas de garrafa e canudos de plástico.

Ah, os canudos! Assunto este que tem pano pra manga e necessita de atenção e providências, inclusive por ser fornecido pela maioria dos comerciantes da beira. Um item tão suscetível de parar dentro do oceano não poderia estar tão próximo do mesmo.

Trilha não é lixeira!

Subindo a trilha do Camboja, mais garrafas de vidro e de plástico, inclusive dentro da boca de lobo que fica no topo da trilha, até caixa de leite lacrada foi retirada.

Não fizemos a triagem e contagem dos resíduos no final desta ação, mas os dados das últimas ações você confere aqui . Somente não são maiores os números porque o quórum dos mutirões é sempre baixo. Infelizmente nos falta mão de obra mesmo nesse tipo de ação.

Coletivo Lixo Zero busca voluntários

O Coletivo Lixo Zero Imbituba e Praia do Rosa atua na região realizando a Semana Lixo Zero, o Dia Lixo Zero, o Mutirão de Limpeza e está aberto a receber voluntários e parcerias que realmente queiram agir e se engajar na causa, pois o movimento precisa ser forte, com olhos e mãos voltados ao coletivo, a conscientização e educação da população e poder público.

O ser humano esquece que é fauna também. Não estamos vivendo da ou na natureza, nós somos a natureza, somos parte integrante dela. Não cuidar, não preservar e lutar por ela, vai contra nosso próprio instinto de sobrevivência.
O Coletivo Lixo Zero Imbituba e Praia do Rosa propõe para 2022 realizar o Mutirão de Limpeza pelo menos uma vez ao mês, com a próxima data prevista para início de março.

Por Paloma Paz
Bióloga e voluntária do Coletivo Lixo Zero

Compartilhe com Amor:

contatos

WHATSAPP

(48) 991 100 690

Grupo News

Link para Grupo

E-MAIL

contato@saberesdapraia.com

Suporte Saberes
Enviar