O dia 02 de agosto de 2023 é o dia que marca a data do ano em que as demandas globais por serviços e recursos naturais passam a superar a capacidade da Terra de se regenerar. Isso significa que a velocidade de consumo é de cerca de 70% e que até o fim de dezembro de 2023 vamos
gastar 1,7 planeta para atender às nossas demandas.
A mais nova edição do National Footprint and Biocapacity Accounts (Relatório da Contabilidade Nacional da Pegada e Biocapacidade) relata as tendências do mundo e de mais de 180 países até 2022.
Se pensarmos como se fosse uma conta bancária de onde tiramos os recursos para viver, a partir
de 03 de agosto de 2023 esses recursos terminam e entramos no cheque especial.
Desde a década de 70, a data acontece cada vez mais cedo. Em 1970 ocorreu em 29 de dezembro. Nos anos 2000 foi no início de outubro. Agora já estamos ali entre o fim de julho e o início de agosto.
Como é calculada a Data de Sobrecarga da Terra
O cálculo leva em consideração quatro fatores principais que são:
1 – o quanto os ecossistemas são capazes de produzir;
2 – quantas pessoas existem no planeta;
3 – o quanto essas pessoas consomem;
4 – com que eficiência os produtos são feitos.
A tendência nos últimos 5 anos se estabilizou e se achatou, mas ainda está longe de ser revertida. É difícil medir o quanto disso é impulsionado pela desaceleração econômica ou pelos esforços de descarbonização.
Ter um novo olhar para os recursos naturais e como eles são usados para atender às necessidades de produção e consumo é vital. Rever processos e produtos, reconsiderar fontes energéticas, implementar melhorias para redução das emissões de carbono, evitar excessos e desperdícios, compostar e reciclar, entre outros tipos de práticas devem estar nas agendas de governos, empresas de todos os portes e indivíduos como sociedade.
Sustentabilidade é tomada de decisão e comportamento e isso pode e deve ser ensinado. Neste sentido, é importante desenvolver uma comunicação e ações de capacitação frequentes com todas as partes interessadas, para que entendam como a sustentabilidade impacta seu dia a dia.
Por: Raquel Negrisoli Fernandez Cabral.
Fontes: Footprintnetwork, Over shoot day
Foto Capa: Conexão Planeta