EnglishPortugueseSpanish

Abelhas Nativas: polinizadoras da biodiversidade

Abelha jataí-amarela, espécie nativa . Foto: Flávio Jota de Paula/via Flickr
EnglishPortugueseSpanish

O 3 de outubro é o Dia Nacional das Abelhas. Nosso território é rico em espécies nativas: são mais de 1.500. Destas, mais de 300 são espécies de abelhas sem ferrão – de hábitos sociais, tem uma participação importantíssima na manutenção da biodiversidade e ainda produzem mel . Nas florestas tropicais, a polinização de árvores e muitas outras plantas é feita majoritariamente por animais, em sua maioria abelhas nativas.

Elas também são essenciais para a agricultura, pois atuam na polinização de 80% das plantas relacionadas à produção de alimentos na país. A agrofloresta é o método de cultivo de alimentos que melhor aproveita e preserva a saúde das abelhas. Entretanto, as políticas pouco responsáveis no Brasil ameaçam essa riqueza, já que o uso de agrotóxicos causa danos enormes à vida das polinizadoras.

No site do Embrapa, há uma seção toda dedicada às abelhas nativas, com muita informação interessante. Há muito tempo as abelhas colaboram com a humanidade. Bora cuidar e respeitar essas maravilhosas?

Por Isadora Lescano – jornalista e colaboradora EcoLab

Compartilhe com Amor:

contatos

WHATSAPP

(48) 991 100 690

Grupo News

Link para Grupo

E-MAIL

contato@saberesdapraia.com

Suporte Saberes
Enviar