EnglishPortugueseSpanish

Plano de Saneamento Básico de Imbituba é discutido em audiência pública

plano saneamento basico imbituba
EnglishPortugueseSpanish

Na última terça-feira (04/10), às 18h30, os moradores de Imbituba foram convidados para a audiência pública para discutir o Projeto de Lei Complementar nº 530/2022 que aprova a segunda revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico da cidade.

A reunião começou com a apresentação dos dados demográficos da cidade, a partir dos estudos para criar os parâmetros e metas do plano, baseado do Marco Legal do Saneamento Básico Nacional.

“No segundo bloco, houve questionamentos dos Vereadores. Temas como a poluição do Rio D’una por agrotóxicos dos arrozais. A SAMAE afirmou que a última análise estadual da água não apresentou contaminação”, informa o Arquiteto Marco Aurélio Silvestre. Segunda as informações da SAMAE, toda a água fornecida para a população de Imbituba passa por controle e fiscalização intensa.

A SAMAE também informou aos presentes que a perda de água no abastecimento da cidade soma 35% do volume do recurso.

O Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo Junior, pontuou que as prioridades para atender em esgotamento sanitário, são o Porto de Imbituba, e as regiões da Lagoa da Bomba ou da Usina.

Voz da comunidade

A população teve espaço para trazer questionamentos e demandas para a Prefeitura de Imbituba e SAMAE. A CASABIO, empresa especializada em soluções ecológicas de saneamento, enviou uma carta, lida na audiência, solicitando o investimento da Administração Pública em Estações de Tratamento de Efluentes (ETE) Compactas e Descentralizadas, que seriam capazes de atender a demanda do município de forma simples, eficiente e ecológica.

Houve também denúncia de moradores, afirmando que estudos próprios sobre a qualidade da água dos poços em torno da Lagoa da Bomba apresentaram contaminação por chumbo. Também foi mensionado o projeto Surfland, como problema ambiental e ameaça para a água dos moradores da Região Norte do Município, entre outras questões.

Acompanhe a Revisão do Plano de Saneamento Básico de Imbituba

A revisão Plano irá apresentar os objetivos, metas, programas, projetos e ações programadas para cenário futuro do saneamento básico do município no período de 2022-2041. Mais informações aqui.

O evento foi gravado e pode ser conferido na íntegra pelo Portal da Câmara de Imbituba e pelos canais da Câmara de Imbituba no Youtube e no Facebook.

Por Redação Colaborativa Saberes EcoLab
Fotos: Marco Aurélio Silvestre_CASABIO

Compartilhe com Amor:

contatos

WHATSAPP

(48) 991 100 690

Grupo News

Link para Grupo

E-MAIL

contato@saberesdapraia.com

Suporte Saberes
Enviar