EnglishPortugueseSpanish

Chega à Imbituba as primeiras baleias francas da temporada

Aerea-Mae-Filhote-Credito-Paulo-Flores--1024x652
EnglishPortugueseSpanish

Avistadas na praia da Vila, no início da semana, os especialistas buscam saber se tratam-se de fêmeas grávidas ou machos

O litoral sul de Santa Catarina é berçário da baleia franca austral (Eubalaena australis), cetáceos gigantes que podem atingir mais de 17 metros de comprimento e pesar até 60 toneladas! Elas buscam nossa região no período entre junho e setembro para dar a luz a seus filhotes e amamentá-los até que estejam fortes o suficiente para a longa viagem de volta a Antártida.

Nesta segunda-feira (13), as primeiras visitantes da temporada foram avistadas nas Praias Ribanceira e Porto. “Fomos em busca e percebemos que estavam nadando em direção sul, e as encontramos na praia da Vila. Eram 2 baleias adultas, estavam separadas e sem filhotes, o que impossibilita de saber se eram machos ou fêmeas. Nesse começo de temporada, é normal vermos indivíduos sem filhotes. Podem ser fêmeas grávidas à procura do melhor local para ter o filhote, já que aqui é uma área berçário!”, informa a equipe do projeto Pro Franca, do Instituo Australis.

“Outra característica do começo de temporada e indivíduos sem filhotes, é que as baleias tendem a ficar mais longe da costa e se deslocar com mais frequência e mais rápido, diferente de quando se tem o filhote e o objetivo passa a ser proteção nas enseadas, onde as águas são mais calmas, e há menos gasto de energia por parte da mãe.”

Ainda na tarde de segunda, foi avistada uma baleia na praia de Itapirubá Norte, próximo à sede do projeto

Temporada de Baleias Franca no litoral catarinense

A temporada reprodutiva de Baleia-Franca no litoral sul do Brasil ocorre de julho a novembro, podendo ser que cheguem ainda em junho e retornem para Antártida um pouco antes de novembro.

As baleias franca podem ser vistas facilmente a partir da costa, já que é uma espécie com hábitos costeiros, permanecendo logo após a arrebentação ou próxima aos costões. A avistagem a partir da praia depende das condições do tempo e do mar.

A dica é procurar morros com locais altos, em horários com menos vento (geralmente de manhã cedo) ou locais em enseadas onde o mar está protegido do vento. A observação pode ser facilitada com auxílio de um binóculo. E a dica mais importante: ter paciência! As baleias-francas adultas podem permanecer até 20 minutos em mergulho e, em geral, só conseguimos avistá-las quando estão próximas ou nadando na superfície da água.

Surfistas e Baleias

Se você pega onda, pode se deparar com uma destas gigantes do mar bem próximo de você, situação bastante frequente aqui na região. E embora sejam espécies bastante pacíficas, mantenha distância e apenas contemple! Elas se encontram em um momento delicado, com filhotes recentes e devem ser respeitadas!

Monitoramento de Baleias Franca

O monitoramento a partir de terra é uma das ações do ProFRANCA, e está previsto para iniciar em agosto, quando, com auxilio da equipe de estagiários, ocorre desde o Cabo de Santa Marta, em Laguna, até a praia da Pinheira, em Palhoça. 🔭

Se você avistar uma baleia, avise o Instituto! Para acompanhar as avistagens acesse www.baleiafranca.org.br/avistagens.

No site você também pode enviar informações e imagens, e colaborar com este trabalho. Acompanhe nossas redes sociais @institutoaustralis para ficar por dentro das nossas atividades!

Fonte: ProFranca/Instituo Australis

Compartilhe com Amor:

contatos

WHATSAPP

(48) 991 100 690

Grupo News

Link para Grupo

E-MAIL

contato@saberesdapraia.com

Suporte Saberes
Enviar