Procurar saberes

Pesquisar
Close this search box.

Sul de Santa Catarina recebe Circuito de Cinema em junho

Sessão APAE Morro da Fumaça
EnglishPortugueseSpanish

Serão 18 exibições de filmes em 6 cidades do estado para democratizar o acesso à arte do cinema através do Circuito de Cinema

As cidades de Imaruí, Pescaria Brava, Capivari de Baixo, Jaguaruna, Morro da Fumaça e Içara recebem, de 10 a 21 de junho, o Circuito MECA – Mostra Encantos de Cinema Ambiental. O evento promete transformar a cena cultural da Mesorregião Sul Catarinense. O Circuito exibe 10 obras cinematográficas catarinenses em 18 sessões presenciais, distribuídas em diversos pontos das cidades participantes.

As primeiras sessões de cinema gratuito foram realizadas na cidade Morro da Fumaça (SC),  já no dia 10, com quatro filmes. As sessões foram exibidas para as crianças atendidas pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). 

Na quarta-feira (14), o Circuito segue para a cidade de Içara, onde realiza sessões no CRAS e no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA). 

O Circuito Meca é vencedor do Prêmio Catarinense de Cinema – Edição Especial Lei Paulo Gustavo/2023, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

A agenda completa do Circuito você no instagram da MECA.

Circuito MECA: Democratização do Acesso ao Cinema

O Circuito MECA tem como principal objetivo a democratização do acesso ao cinema, oferecendo exibições gratuitas de filmes que abordam questões socioambientais. “Este projeto visa não apenas entreter, mas também educar e conscientizar o público sobre temas vitais e urgentes para o planeta”, explica a Produtora Executiva do Circuito Vanessa Cargnin de Caldas. Através de rodas de conversa e palestras, o Circuito promove um amplo debate, incentivando a formação de opinião e o aprofundamento das questões abordadas nos filmes.

Acessibilidade, Inclusão e Impacto Social

Comprometido com a inclusão, o Circuito MECA realizará sessões acessíveis para pessoas com deficiência (PcD), com filmes que possuem legendagem descritiva, audiodescrição e tradução em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Cada município contemplado terá pelo menos uma sessão inclusiva, garantindo que todos possam participar e aproveitar a programação. “Nosso intuito é atingir um público diversificado, incluindo estudantes, idosos, mulheres, pessoas atendidas pelo CRAS, PcDs e alunos da APAE. Estimamos que cerca de 900 pessoas, muitas delas com pouco acesso a aparelhos culturais, serão beneficiadas pelo projeto”, projeta o Diretor Executivo e Palestrante Doty Luz

O Circuito MECA é mais do que um evento de cinema; é uma iniciativa transformadora que busca levar cultura, educação e conscientização ambiental para as comunidades que mais necessitam. Você está convidado para participar e prestigiar esta importante mostra de cinema catarinense.

Por Glaucia da Rosa Damazio
Jornalista Especialista em Sustentabilidade

Leia também: Cineclube Meca apresenta sessões de cinema gratuitas em Garopaba