ECOLAB-Um coletivo de profissionais independentes colaborando na instrução dos alunos do Novo Ensino Médio
O novo ensino médio é um grande desafio para as escolas que têm esse ano a missão de concluir a sua implementação. Por isso a ECOLAB, nosso coletivo de profissionais independentes, resolveu dar a sua colaboração, e assim realizar uma de suas aspirações que é ser atuante na comunidade.
Com um projeto vigoroso, que atende também aos professores, o coletivo se propõe a levar oficinas, palestras, trabalhos em campo, entre outras atividades, para com isso contribuir para que os alunos tenham uma formação mais robusta e assim estar mais preparado para o mercado de trabalho.
Aceitação imediata da escola
A escola Estadual de Ensino Médio Maria Corrêa Saad, localizada no bairro Campo Duna – Garopaba (SC) foi uma das primeiras instituições procuradas, e o projeto foi imediatamente acolhido pela direção, que fez uma carta recomendando o apoio ao projeto apresentado pela ECOLAB. ”O corpo docente desta unidade escolar agradece a parceria daqueles que se dispuserem a ajudar a educação pública”, diz um trecho da carta.
Desafios e parceria
De todos os desafios apontados se destacaram:1 a falta de motivação dos alunos para encontrar seus propósitos e formas de contribuir com a sociedade; 2 a construção da nova forma de trabalho para as demandas do Novo Ensino Médio;
Assim sendo, o Coletivo Ecolab se disponibilizou para realizar um projeto em parceria com a comunidade escolar, algo que fosse necessário e construtivo, de acordo com as demandas estabelecidas pelos responsáveis de cada área. O resultado foi um projeto tão abrangente que inclui apoio psicológico aos professores.
O propósito do EcoLab na Escola
O objetivo principal é somar forças na construção, organização e desenvolvimento estratégico do novo Ensino Médio. Essa é uma das formas que o coletivo Saberes EcoLab encontrou de impactar positivamente o ODS #4: Educação de Qualidade!
Para saber mais sobre o Novo Ensino Médio
Por Jane Villela