Receita de Pão Integral Simples

Receita pão integral simples

Quanto mais naturais, locais e artesanais, mais sustentáveis são os alimentos. Por isso, compartilhamos esse Saber para você fazer seu pão caseiro integral de forma simples e com expertise do Chef Marcos Natureba!

Ingredientes do pão caseiro integral

  • 500 gramas de farinha integral
  • 500 gramas de farinha branca
  • 6 colheres de sopa de óleo
  • 1 colher de sopa de fermento biológico
  • 2 colheres de linhaça
  • 1 colher de sopa de sal marinho
  • 2 colheres de sopa de mascavo
  • 1/2 litro de água morna (40ºC)

Modo de preparo do Pão Caseiro Integral

Em uma bacia adequada misture todos os ingredientes secos e o óleo, menos o fermento.

Reúna a mistura no centro da bacia e faça uma cova no meio, imitando um vulcão. Acrescente o fermento no centro do “vulcão” e misture moderadamente a água morna no fermento, mexendo em movimentos circulares para hidratar o fermento e após com cuidado ir misturando todos os ingredientes até formar uma massa borrachuda e homogênea.

Observe que a quantidade de água pode variar segundo o padrão da farinha, a umidade dos grãos, e a personalidade do padeiro. A textura deve ser borrachuda, levemente pegajosa, macia e fácil de sovar.

Após, sove a massa polvilhando um pouco de farinha branca para evitar que a massa grude nas mãos e bacia, formando uma bola borrachuda, uniforme e consistente.

Reserve a massa por 20 minutos deixando-a fermentar e crescer um pouco no seu volume (normalmente o dobro do volume de antes).

Cobrir a bacia com um pano limpo ou plástico filme, para que a massa não fique exposta a corrente de ar e partículas de poeira ou sujidades, após este período, torne a sovar vigorosamente a massa sempre polvilhando com farinha evitando o efeito “grude” nas mãos, até que a massa se torne macia e estável.

Divida a massa em porções adequadas à sua vontade e modele os pães decorando com gergelim ou linhaça, flocos de trigo ou aveia ou outra semente de sua preferência ou misturando várias conforme seu gosto pessoal. Disponha em forma untada e deixe a massa crescer em lugar ao abrigo do vento, correntes de ar e partículas impróprias, até que a massa triplique de volume, assar em forno médio 150ºC por 20 minutos ou até que dourem uniformemente. 

Rende aproximadamente 4 pães de forma de 500 gramas  cada.

Por Chef Marcos Natureba
Natuveggie Alimentos Vitalizantes

, ,

contatos

WHATSAPP

(48) 991 100 690

Grupo News

Link para Grupo

E-MAIL

contato@saberesdapraia.com

Suporte Saberes
Enviar