EnglishPortugueseSpanish

Eleições do Grêmio Estudantil na escola José Rodrigues, em Garopaba

Eleição do Gremio estudantil
EnglishPortugueseSpanish

A Aluna Khirya Vilella (9º ano) conta sua experiência como candidata na eleição do Grêmio Estudantil

“Recentemente na minha escola, foi reativado o Grêmio Estudantil. Bom, meio que eu fui a primeira a saber, pois em um dia eu tinha visto em um anime uma escola que não tinha diretor e sim o Grêmio Estudantil. Fiquei curiosa para saber o que era e perguntei a minha mãe. Ela me falou que era algo que acontecia em escolas estaduais e que o grêmio cuidava da política da escola. Disse até que na minha escola poderia ter o grêmio estudantil, para eu ir até o diretor pergunta sobre, e assim fui.

O diretor contou que não haveria o grêmio, pois era época de pandemia (2021) e que aconteceria no ano seguinte. Quando começaram as aulas novamente, em 2022, eu não tinha visto nenhum movimento da diretoria sobre o grêmio e fui novamente ao diretor, que me disse que isso aconteceria lá por Março, então esperei. Nesse tempo, minha mãe como ótima mãe, me levou até o vereador Jean Ricardo (PSB), que é ex-presidente do grêmio estudantil em minha escola. Ele nos contou muito sobre o grêmio, contou como aconteceu, como ele ganhou, o que ele achou, tirou nossas dúvidas e nos explicou como funcionava o tal Grêmio Estudantil.

Como montar um Grêmio Estudantil

O Jean nos deu até uma ata que dizia a lei do Grêmio Livre (Lei n°7.398) ,com 5 passos de como montar uma chapa para o Grêmio, o modelo de atas do Grêmio, de estatutos, quais os cargos, a função de cada cargo, o que a chapa eleita teria que assinar, o que o Grêmio fazia na escola, sobre os bens que o grêmio arrecadaria e assim muito mais. Tentei manter o maior contato possível com a escola para saber quando as coisas iriam começar, e logo já fui montando minha chapa que, com a ajuda dos meus amigos, fiz um bom trabalho.

Quando menos esperava, chegou o dia entregar as chapas e anunciá-las ao público (a escola). Iríamos de sala em sala nos apresentar. Eu estava muito nervosa, pois era algo diferente, não era como fazer uma apresentação já com muito tempo de ensaio. Era ir lá e falar o número da chapa, 7 e nossas propostas. Confesso que foi difícil pensar em bons planos que poderia fazer. Com meu amigos, conseguimos muitos planos, mas não fomos nas salas. Fiquei mais nervosa, pois já estava muito ansiosa para apresentar, mas tudo foi adiado.

Quando finalmente chegou o dia, foi um grande dia! Todas as 10 chapas se apresentaram. O dia foi muito cansativo, pois apresentamos para toda a escola, toda mesmo, de manhã e de tarde. De manhã, eu já estava tremendo na hora de apresentar, imagina se apresentar 8 vezes falando a mesma coisa na esperança que te dessem atenção?! Foi difícil, mas foi. Fiz até amizade com uma aluna de outra chapa.

As propostas da nossa chapa eram: Melhoras nos bebedouros, caixa de sugestão e desabafo, melhora na saída e o ônibus nos horários certos, uso da sala de informática e mais alguns.

Foto: Garopaba Mídia

A eleição do Grêmio Estudantil e os aprendizados

No dia seguinte, já era a votação. Votamos, esperamos e, no dia seguinte, tinha saído o resultado. Infelizmente não ganhamos a eleição, mas a chapa que ganhou tinha ótimos planos. Era uma boa chapa. Não fiquei triste (só com raiva, pois meu concorrente tinha ganhado de mim por 12 votos) . Não queria, mas tive que aceitar. Ficamos em sexto lugar, com 30 votos (bom, melhor do que zero), mas foi uma boa eleição: justa, amigável, difícil e cansativa, mas valeu muito a pena tentar!

Os maiores aprendizados foram que não importa perder, mas sim o trabalho coletivo, em grupo, com amigos e que não devemos ser competitivos nunca, mas sim desejar o melhor de quem ganhou.

Esperamos o bom trabalho da chapa vencedora e, que na próxima vez, possamos fazer melhor. Foi legal, deu muito trabalho, mas valeu a pena. Tentei uma coisa nova, aprendi coisas novas, fiz novas amizades, e sei que essa história de política ainda tem muito pela frente!”

Por Khirya Flavia Vilella (12) 
Aluna do 9º Ano
Escola José Rodrigues Lopes

Compartilhe com Amor:

contatos

WHATSAPP

(48) 991 100 690

Grupo News

Link para Grupo

E-MAIL

contato@saberesdapraia.com

Suporte Saberes
Enviar