Procurar saberes

Pesquisar
Close this search box.

Ginecologia Natural: os saberes ancestrais para a mulher moderna 

ginecologia natural_ervas
EnglishPortugueseSpanish

A Ginecologia Natural reúne uma gama de conhecimentos ancestrais, que conta com a tecnologia moderna para se aperfeiçoar

#informepublicitário 

A Ginecologia Natural é um conjunto de práticas e conhecimentos que buscam entender e cuidar da saúde feminina de forma holística, considerando as necessidades e particularidades de cada mulher. Essa abordagem se baseia em conhecimentos ancestrais, além de técnicas modernas de saúde e bem-estar, com o objetivo de promover o equilíbrio físico, emocional e espiritual das mulheres.

“Existe algo muito poderoso acontecendo. Mulheres contemporâneas estão se voltando aos saberes tradicionais. Da terra, das plantas, da observação dos ciclos da natureza, a sabedoria das avós. Esse caminho de volta, além de bonito e enriquecedor, é muito político”, conta a Ginecologista Natural Anna Sazanoff

Quais os saberes e fazeres da Ginecologia Natural?

Entre as práticas que fazem parte da Ginecologia Natural estão alimentação saudável e natural, uso de ervas medicinais, exercícios físicos específicos para a saúde feminina, massagem abdominal, meditação, entre outras. “Saber preparar seu próprio remédio, tinturas de ervas, emplastros, garrafadas, banhos de assento, vaporizações de útero, pomadas, Florais, chás… Não alimentar qualquer indústria que patrocine a doença e mascare os sintomas, encontrando o verdadeiro caminho para cura, olhando as causas e padrões”, completa a Anna.

De onde vem a Ginecologia Natural

Não há uma data ou local específico de origem da Ginecologia Natural, pois essa abordagem é baseada em conhecimentos ancestrais que foram passados de geração em geração ao longo da história da humanidade. É possível dizer que a Ginecologia Natural tem raízes em diferentes culturas e tradições, como a medicina tradicional chinesa, a ayurveda (medicina tradicional indiana), a medicina indígena e a medicina popular de diversos países.

Nos últimos anos, a Ginecologia Natural vem ganhando mais visibilidade e se tornando uma alternativa mais procurada por mulheres que buscam cuidar da saúde feminina de forma mais natural e consciente. Isso se deve, em parte, ao aumento da consciência em relação aos impactos negativos que o uso excessivo de medicamentos e tratamentos invasivos pode ter no corpo e na saúde feminina em particular.

Capacitação em Ginecologia Natural em Garopaba

O litoral sul de Santa Catarina recebe em maio, a convite da Casa Aflora, Escola de Livres Saberes, a Capacitação em Ginecologia Natural e Florais da Lua, um curso já realizado em mais de 40 edições pelo Brasil, Peru e na Europa. 

Entre os temas da capacitação de 4 dias estão a origem das principais desarmonias no ciclo menstrual, útero e ovários, compostos para desequilíbrios como amenorréia (ausência de menstruação), cólicas, hipermenorreia (sangramento excessivo), ovários policísticos, cistos, endometriose, miomas, menopausa, cistite, candidíase, entre outras; Tinturas de ervas, Pomadas naturais, Óleos medicados, Vaporizações de Útero e Banhos de assento, As 4 fases do ciclo: suas características físicas e emocionais, Fertilidade e não fertilidade: como conhecer o corpo e viver sem hormônios artificiais, entre outros saberes das medicinas tradicionais nativas e da Índia (Ayurveda). 

“A formação em Ginecologia Natural é sobre a vida, sobre a conexão com a natureza que somos, em seguirmos a nossa intuição, que aprendemos, sistematicamente, a calar nesses 5 mil anos de patriarcado. É sobre resgatar toda potência desses saberes ancestrais, não reduzindo toda a sabedoria milenar na mentalidade cartesiana, da medicina convencional, em que remédio X trata doença Y”, explica Anna.

“Nas medicinas tradicionais e ancestrais, existe o respeito à oralidade, à presença, à individualidade de cada ser e sua história, o cuidado contínuo com quem você está acompanhando. Um tratamento em Ginecologia Natural envolve o trabalho, individualizado, no tratamento corporal, fisiológico, emocional e de toda sua árvore genealógica.”

Anna Sazanoff, Ginecologista Natural 

O evento presencial acontece no Spa da Barra, em Garopaba (SC). Informações e inscrições sobre a formação, que se encontra no segundo lote de matrículas podem ser obtidas clicando aqui! Quem leu a matéria aqui na Saberes consegue o valor do primeiro lote!

Produção: Casa Aflora
Fotos: @giuliagiorio

Serviço:

O que: Capacitação em Ginecologia Natural e Florais da Lua
Quando: De 18 a 21 de Maio, de forma não imersiva (as participantes não ficam durante a noite)
Onde: No Spa da Barra, em Garopaba – Santa Catarina
Quanto: Inscrições a partir de R$ 2.390,00 (desconto especial para quem informar que leu aqui na Saberes)

#informepublicitário