Procurar saberes

Pesquisar
Close this search box.

Instituto Monitoramento Mirim Costeiro e parceiros comemoram Dia do Oceano

Dia Mundial do Oceano com ação na praia
EnglishPortugueseSpanish

 O Dia Mundial do Oceano com ação na praia Central de Garopaba.

Uma das datas mais importantes para o Instituto Monitoramento Mirim Costeiro – IMMC comemorar: o Dia Mundial do Oceano. Para a instituição que tem a missão de formar uma Rede de Guardiões Mirins do Oceano e é um HUB da SOA – Sustainable Ocean Alliance não há data mais significativa, principalmente nesta Década do Oceano e primeira Década de trabalho do programa pioneiro de monitoramento de praias por crianças.

Este ano o evento terá a parceria de várias instituições que também trabalham em prol de um oceano limpo, saudável e sustentável para todos. A ação colaborativa acontecerá na próxima quarta-feira, 08 de junho, das 9h às 12h, na Praia Central de Garopaba (SC), em frente ao Camping Lagoamar.

O IMMC estará com seu estande com o Mini Museu do Mar e do ‘Lixo’ Marinho para mostrar às pessoas a importância de não deixar resíduos nas ruas, praças e na beira da praia. Também será feita uma limpeza de praia com a participação de alunos das escolas municipais que estão fazendo o programa de monitoramento neste ano, além dos voluntários que estão apoiando a atividade. É importante ressaltar que o modo de vida de cada um faz a diferença para a vida marinha e para os frequentadores deste ambiente. Por isso, é fundamental realizar ações como esta para chamar a atenção da população sobre as causas e efeitos que o Oceano vem sofrendo e que se agravaram nos últimos anos.

Estarão nesta atividade com a equipe do IMMC representantes da ACIG – Associação Empresarial de Garopaba, do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo de Garopaba, da organização para preservação ambiental Garopaba Sustentável, do projeto Mais Amor Menos Bitucas, Por Favor!, da Pinta Artes Gráficas, Da ONG Ser Humano Surf e das Escolas Municipais – Prefeitura de Garopaba. Participe com a gente!

Sobre o Instituto Monitoramento Mirim Costeiro – IMMC

O IMMC possui uma sede institucional no centro histórico de Garopaba (SC), que foi estruturada como um Centro de Referência em Educação Socioambiental na região. Possui o Mini Museu do Mar, uma Oceanoteca com livros, vídeos e jogos educativos sobre o Oceano. Oferece para as crianças Oficinas de Arte-Educação, Expedições Científicas, além de oportunizar para a comunidade e turistas que frequentam a sede. Organiza anualmente eventos como o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias – DMLRP e a Celebração de Boas-Vindas às Baleias Franca, além de desenvolver oficinas educativas nas praias durante a temporada de verão com o Projeto Praia Limpa. Também participa como convidado em eventos socioculturais, ambientais e esportivos na região.

 

A MISSÃO do IMMC é replicar sua Tecnologia Social no maior número de cidades litorâneas possíveis, fomentando o conhecimento sobre o Oceano para o público infantil e conectando as crianças por meio de uma REDE DE GUARDIÕES MIRINS DO OCEANO. Para atingir este objetivo, o IMMC está desenvolvendo estratégias educativas para disseminar a cultura oceânica, oferecendo cursos on-line sobre o Oceano para crianças e para educadores que tenham interesse em se tornar replicadores da Tecnologia Social do Monitoramento Mirim Costeiro em sua unidade escolar e/ou comunidade.

Desde 2020, somos o HUB SOA Garopaba da Sustainable Ocean Alliance – SOA, representando um dos coletivos de Jovens Líderes Mundiais do Oceano, fazendo ações locais para promover a tão sonhada sustentabilidade do oceano.

O IMMC começou a dar os primeiros passos em busca da realização de sua missão no ano de 2019 com a capacitação da primeira turma de educadores replicadores da nossa Tecnologia Social no município de Ubatuba, São Paulo. O município catarinense de Florianópolis já está replicando nossa metodologia em sua rede municipal de educação este ano de 2022. Por meio de uma parceria com o programa Escola Azul do Ministério do Mar de Portugal, o IMMC está levando sua Tecnologia Social para as escolas portuguesas, expandindo assim as fronteiras da sua Rede de Guardiões Mirins do Oceano para a Europa. Saiba mais no site www.monitoramentomirimcosteiro.com.br