Conta de Instagram Hackeada: Phishing

NOVO IG SaBERES

Phishing é o tipo mais simples de ciberataque e, ao mesmo tempo, o mais perigoso e eficiente.

A Saberes foi vítima de um golpe digital, que sequestrou o perfil do Instagram @saberesdapraia, impedindo o acesso direto a ele.

Trata-se de um crime para obter dados confidenciais como senhas e número de cartões de crédito. Através de um link que “imita” uma página oficial de empresa, órgão governamental ou instituição, as informações de acesso são adquiridas e trocadas, de forma que o dono do perfil não tenha mais acesso.

No caso da Saberes, os hackers fizeram “ofertas” para devolver a conta em troca de dinheiro. O crime de chantagem! 

Como evitar que meu Instagram seja invadido ou hackeado?

– Cadastre todas as opções de paredes de segurança em suas contas: autenticação em dois fatores, códigos de recuperação, alertas e ferramentas extras, como Google Authenticator;

– Não clique em links que chegam pelo What’s App, ainda que a mensagem pareça séria instituições legítimas procuram fazer contato sempre por e-mail (ou pela própria plataforma de uso);

– Caso receba mensagens solicitando ações “com urgência”, mesmo via e-mail, pesquise no Google antes de fazer qualquer ação, principalmente preencher seus dados;

– Nunca tenha a mesma senha para mais de uma conta. E quanto mais única ela for, melhor!

“Os phishers não tentam explorar uma vulnerabilidade técnica do sistema operacional de seu dispositivo — eles usam a “engenharia social. De Windows e iPhones até Macs e Androids, nenhum sistema operacional está completamente seguro contra phishing, não importa quão eficiente é a segurança. 

Na verdade, os criminosos recorrem ao phishing porque não conseguem encontrar vulnerabilidades técnicas. Por que perder tempo derrubando camadas de segurança se você pode induzir alguém a lhe entregar a chave? Mais do que nunca, o elo mais fraco em um sistema de segurança não é uma falha técnica enterrada em um código de computador, mas sim o ser humano que não verifica com cuidado de onde veio o e-mail.”, informa Adam Kujawa, diretor do Malwarebytes Labs.

O que fazer no caso de roubo do seu Instagram?

As chances de recuperar a conta hackeada são pequenas, uma vez que dependem dos suportes e das ferramentas de validação das plataformas. 

Encontre um vídeo com mais informações aqui: https://www.youtube.com/watch?v=FsKfhHya0z8 

contatos

WHATSAPP

(48) 991 100 690

Grupo News

Link para Grupo

E-MAIL

contato@saberesdapraia.com

Suporte Saberes
Enviar