Fortes Chuvas deixam diversas áreas de Santa Catarina alagada. A chuva deve seguir e, a partir desta terça-feira à noite, rajadas de vento chegam ao Estado
Já foram mais de 160mm de chuva registrados em Garopaba, segundo dados das estações de monitoramento do Instituto Nacional de Meteorologia, Centro Nacional de Previsão de Desastres e da Epagri-Ciram. E segue chovendo!
Um vórtice ciclônico que começou a organizar nesta terça-feira (03) um ciclone extratropical sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, reforçando a instabilidade em parte do Sul do Brasil.
Ciclone no sul do Brasil
Um vórtice ciclônico com ar frio em médios a altos níveis da atmosfera avança do Nordeste da Argentina para o Sul do Brasil nesta terça (3) e entrará em fase com um centro de baixa pressão em superfície formando um ciclone, conhecido como ciclogênese. A chuva se intensifica principalmente na Metade Norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina nesta terça e na quarta-feira (4) com os acumulados mais extremos numa área que compreende o Nordeste do Rio Grande do Sul (Norte da Grande Porto Alegre, Serra, Aparados e Litoral Norte) e o Sul e o Leste da Santa Catarina.
A situação vai elevar os rios e trazer vários transtornos para a população. Na região de Garopaba e Imbituba, já são diversas áreas alagadas.
Os acumulados de chuva até quinta (5), que ainda deve ter chuva em pontos perto da costa, devem ser absurdamente altos em pontos mais ao Norte do Litoral Norte gaúcho e do Sul de Santa Catarina. Os volumes estão em cerca de 300 mm a 500 mm. Em outras palavras, até quinta-feira alguns municípios desta área mais crítica para chuva extrema podem ter quatro a cinco vezes a média de precipitação de maio inteiro.
Chuvas excessivas em todas as cidades do litoral sul até Florianópolis
Conforme os dados de modelos, os acumulados mais extremos se dariam em localidade junto ou perto do “paredão” de morros e montanhas do Parque Nacional dos Aparados da Serra e do Planalto Sul Catarinense. Isso inclui, dentre outras cidades, as gaúcha Morrinhos do Sul, Terra de Areia, Três Cachoeiras, Torres, e as catarinenses Praia Grande, Jacinto Machado, Meleiro, Nova Veneza, Siderópolis e Lauro Muller.
Alerta de ventos devido ao Ciclone em Santa Catarina e Rio Grande do Sul
Entre o final do dia de terça (3) até quinta-feira (5), as regiões: Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis de Santa Catarina receberão fortes ventos. Rajadas entre 60 e 90 km/h, podendo ultrapassar esses valores em alguns momentos, especialmente no Litoral Sul.
Alerta Vermelho, tempestades – Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Ações recomendadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia
- Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
- Em caso de situação de grande perigo confirmada: Procure abrigo, evite permanecer ao ar livre.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Confira no Epagri/Ciram as imagens de satélite.
Confira no INMET o mapa de alertas.
Por Glaucia Rosa Damazio
Fonte: Epagri/Ciram; MetSul; Windguru
agenda agroecologia arte audiencia publica cinema comunidade cultura dança ecolab ecoturismo edital educação eleições eventos festa festival garopaba gastronomia guia saberes da praia ibiraquera ifsc imbituba lixo zero meio ambiente mulheres música natuveggie ods oficina participação popular plano diretor de garopaba política praia do rosa preservação reciclagem rosa norte saberes santa catarina saúde surf sustentabilidade teatro turismo vegetariano voluntariado