EnglishPortugueseSpanish

Procurar saberes

Pesquisar
Close this search box.

Treviso, um paraíso ali ao lado

Cachoeira cirenaica treviso_saberes
EnglishPortugueseSpanish

#saberesnaestrada

A cerca de 150 quilômetros de Imbituba, a região de cânions de Treviso (SC) reserva cenários inesquecíveis. Montanhas imponentes e rios que contornam as comunidades rurais daquela região formam belíssimas cachoeiras. Ao pé da Serra do Rio do Rastro e próximo à rota gastronômica de Nova Veneza, as trilhas também são atrativos para os aventureiros, das mais curtas até as caminhadas de um dia inteiro. A cidade de Treviso fica a 25 km de Criciúma (SC).

A cidade de Treviso

Treviso é uma cidade emancipada em 1995, com uma população de cerca de 4 mil habitantes. Sua localização geográfica permite apreciar as maravilhas naturais das encostas da Serra Geral, onde a baixa temperatura desenha o planalto serrano, além da proximidade entre as praias do litoral sul, com acesso facilitado pelas rodovias estaduais. A natureza na cidade é encantadora e desafiadora. Tem como principais pontos turísticos, a Casa da Cultura Aldo Baldin, que foi um dos tenores brasileiros, e viveu na comunidade de Vila Nesi, em Treviso.

O Balneário Rio Manin, Cirenica e a Pedra dos Dois Dedos, Guanabara e Museu da Cultura Vale Mágico, Mirante do Morro São Pedro, Santo Antônio, Rio Morosini, entre outros, que possuem cachoeiras, rios, arvoredos, formações rochosas e montanhas de tirar o fôlego, possibilitando o turismo de aventura, cultural, ecoturismo, religioso, rural, e de eventos. Passeando pela simpática cidade, ainda é possível observar os costumes dos antepassados oriundos do norte da Itália, estes ainda conservam os hábitos domésticos, dialeto, religiosidade e gastronomia.

Cachoeira do Salto Branco

A saída para trilha é dentro da Pousada Santa Antônio, na comunidade que fica a cerca de 8km do centro de Treviso. Apenas 1km de caminhada pela mata até chegar à queda de 77 metros, por onde passam as águas do Aquífero Guarani – o maior reservatório subterrâneo de água doce do planeta, presente em quatro países da América do Sul: Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.

Cachoeira Cirenaica

Na comunidade vizinha, fica a entrada para a Cachoeira Cirenaica, pelo Restaurante Dois Dedos – Gastronomia e Lazer. Belos mirantes conseguem deixar o visitante sobre o Rio Manin, na altura do cânion. A trilha até a queda d’água é curta e bastante estruturada, com escadas instaladas pelo empreendimento.

O espaço oferece camping, churrasqueiras, atividades radicais, como tirolesa, arco e flecha, escalada e o sky bike, um passeio de bicicleta sobre o cânion.

Trilha Dois dedos

A trilha que leva ao alto da colina onde está localizada a estrutura rochosa chamada “Dois Dedos” é atração mais radical da região. São 3 km até lá com grande elevação e dificuldades durante o percurso. O bloco de rocha chega 50 metros de altura e possui uma via de escalada chamada Via Cambruzi, em homenagem a um antigo morador da região.

A trilha deve ser feita com condutor ambiental local, saindo início da manhã ou início da tarde. São cerca de 600 metros de altitude e dificuldade mediana. “Um ótimo lugar para quem gosta de natureza, paisagens lindas de cânions e montanhas, com ótimas opções desde cabanas rústicas com ar condicionado até campings. Comida italiana maravilhosa, trilhas leves para passeios em família e passeios para aventureiros em um nível mais avançado. Recomendamos muito estes lugares”, conta o Rafael Beltrame, guias de turismo de aventura que passou pelo local.

Cachoeira Guanabara

Guanabara é uma pequena comunidade, também chamada de Vale Mágico, que fica há 10km do centro de Treviso.  Lá, os moradores prezam muito pela organização e têm orgulho em dizer que eles fizeram boa parte do que existe com suas mãos. Tem até uma Casa da Cultura, um mini museu com a história das famílias locais. Para visitas é preciso agendamento pelo fone (48) 99856.8409. A cachoeira possui estrutura com banheiros, sombras com churrasqueira e uma linda gruta de Nossa Senhora Aparecida.

Para saber mais, você pode consultar o Mapa Turístico de Treviso

agenda agroecologia arte audiencia publica cinema comunidade cultura dança ecolab ecoturismo edital educação eleições eventos festa festival garopaba gastronomia guia saberes da praia ibiraquera ifsc imbituba lixo zero meio ambiente mulheres música natuveggie ods oficina participação popular plano diretor de garopaba política praia do rosa preservação reciclagem rosa norte saberes santa catarina saúde surf sustentabilidade teatro turismo vegetariano voluntariado

Por Glaucia Rosa Damazio
Redação Colaborativa EcoLab