14º Relatório de Balneabilidade apresenta ponto impróprio para banho em Garopaba

Garopaba_praia_Gancine produções

A Balneabilidade é a qualidade das águas destinadas ao contato primário, onde há possibilidade de ingerir quantidades significativas de água.

Para sua avaliação é necessário o estabelecimento de critérios objetivos, sendo um indicador básico em termos sanitários, a densidade de coliformes fecais.

Limite de coliformes fecais na água

A água é considerada Própria quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros,

A água é Imprópria quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

Relatório semanal de balneabilidade da temporada

O 14º relatório semanal de balneabilidade da temporada foi divulgado em 18 de março de 2022 pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). De acordo com o relatório, 68,8% das praias do estado estão próprias para banho, o que representa 163 pontos dos 237 analisados.

Em Imbituba e Laguna, 100% dos pontos estão próprios para banho de acordo com o relatório. Em Garopaba, dos cinco pontos analisados, a Praia de Garopaba (Rua Lauro S. Muller), foi a única que se apresentou imprópria para banho.

Fontes: IMA / CETESB

Praia de Garopaba
(viajandoem321)

Por Tamires Oliveira
Flora Odontologia

Foto capa: Gamcine Produções

Saiba mais!

contatos

WHATSAPP

(48) 991 100 690

Grupo News

Link para Grupo

E-MAIL

contato@saberesdapraia.com

Suporte Saberes
Enviar