Procurar saberes

Pesquisar
Close this search box.

Cooperação e Regeneração: Barra de Ibiraquera tem Horta Comunitária

WhatsApp-Image-2023-04-12-at-15.10.12
EnglishPortugueseSpanish

Há quase dois anos, uma história de cooperação e regeneração da vida vem sendo cultivada na Barra de Ibiraquera, através de uma Horta Comunitária. Um espaço que hoje conta com pomar, canteiros de hortaliças e plantas medicinais, espaços recreativos e de descanso, práticas de permacultura e atividades envolvendo moradores e outras organizações comunitárias. 

Tudo começou em setembro de 2021, em uma conversa entre integrantes do  Grupo Barra Unida, da comunidade local, onde surgiu a ideia da Horta. Em outubro daquele ano, já acontecia a primeira reunião para começarem os trabalhos na prática. E assim, os participantes fizeram acontecer o espaço que hoje verdeja na Rua Edmundo Tomé Marques. 

O terreno que acolhe a iniciativa foi cedido pela Prefeitura de Imbituba, e o projeto que viabilizou a fundação da horta foi desenvolvido pela bióloga Tatiana Guterres Kaehler. O espaço é mantido pela colaboração coletiva entre moradores, veranistas e demais pessoas interessadas em se envolver. 

UM ESPAÇO FEITO PELA E PARA A COMUNIDADE

Para conhecer melhor essa história, a Saberes foi conversar com Rosecler Machado, moradora da comunidade e colaboradora da Horta Comunitária desde o início. Ela conta que atualmente a horta tem dois setores – um com 7 canteiros tradicionais e outra parte com pomar. A parte dos canteiros é cercada, mas somente para evitar a entrada de animais. “O portão é móvel, sem chave ou qualquer outra forma que impeça alguém de entrar”, relata a moradora. 

Morada plantando na Horta com seus netos

Rosecler diz que a Horta até então tem sido bastante respeitada pela comunidade, bem como o projeto buscou respeitar os que ali já viviam quando foi implantado. A área que hoje abriga o pomar costumava ser um atalho por onde os moradores passavam, muitas vezes com o risco de encontrar cobras e outras surpresas desagradáveis devido à vegetação muito alta. O passo foi mantido e melhorado, com manejo da vegetação, sinalização da trilha, preservação das árvores nativas e até espaços de refúgio para quem quer relaxar um pouco antes de seguir andando. 

“Cada partezinha da Horta Comunitária tem uma história e veio através de alguém”, revela Rosecler. “O senhor Antonio Izidoro Martins, de 85 anos de idade e morador da rua da Horta, por exemplo, fez o portão, ajuda a cuidar da irrigação e está constantemente zelando pelo local”, menciona ela, que também ressalta que cada plaquinha, cada parte da cerca e da sinalização, também foram feitas com muito carinho por outros participantes do projeto. 

Rosecler pintando a sinalização da trilha que atravessa o terreno

Segundo Rosecler, alguns participantes do projeto, que hoje conta com aproximadamente 30 colaboradores, auxiliam doando seu tempo para dedicar cuidados ao espaço. Mas também há uma parte do grupo que ajuda através de  contribuições financeiras espontâneas. “Temos uma planilha para prestação de contas, valor doado e despesas”, informa a moradora. 

A Horta também contou e ainda conta com diversas doações de empreendimentos locais para se estabelecer, recebendo materiais de construção, resíduos para compostagem, doações para compra de ferramentas, auxílio na organização de atividades, entre outros benefícios. Já a água e a energia elétrica são cedidas pela Igreja Católica da comunidade, outra grande incentivadora do projeto. 

O QUE ROLA DENTRO DA HORTA

Permacultura – busca pelo melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, priorizando métodos ecológicos nos cultivos e permitindo que a própria vegetação espontânea participe do processo de regeneração do solo. Um vendedor ambulante da praia traz até a horta as cascas de côco, que são colocadas em volta das árvores e de outras mudas, protegendo-as do fio da roçadeira e mantendo a umidade do solo. Árvores nativas são cultivadas e preservadas, e a Horta também oferece oficinas abertas à comunidade.

Carramanchão – local com bancos e cobertura feita com taquara e sombrite, com flores, trepadeiras, uma pequena biblioteca com livros compartilhados. Um cantinho de apreciação do meio ambiente, ao som dos pássaros, em uma área aberta.

Compostagem – a comunidade leva restos de cascas de frutas e verduras, que são depositados em local destinado. Podas de ávores, gramas cortadas também viram composto orgânico. Os troncos de bananeiras são usados para contenção de água no solo, em volta de árvores e canteiros de canas de açúcar.

Minhocário – cuidado pela voluntária Solange, que realiza o manejo constantemente no local. O minhocário gera biofertilizante, que é utilizado na horta e também armazenado em garrafas que são disponibilizadas à comunidade, para que possam usar o líquido nos cuidados com as plantas em suas casas. 

Projeto Plantar Pássaros – uma iniciativa de dois seguidores do Instagram da Horta, do Grupo Barra Unida e da Associação Salve a Lagoa – grupos com os quais a horta compartilha ações que envolvem a preservação do meio ambiente. O projeto educa e informa sobre a importância dos pássaros no processo de geração de vida, já que as aves espalham sementes, aumentando as taxas de germinação de novas plantas, e também trazem beleza com seus cantos e movimentos.

A Horta Comunitária da Barra de Ibiraquera já conta com 30 pés de bananeiras, alguns já em fase de colheita, e também com uma plantação de aipim.Também estão sendo preparados espaços para o cultivo de butiás e cana-de-açúcar. A ideia é realizar colheitas comunitárias. 

HORTA COMUNITÁRIA PARA ALÉM DA CERCA

Rosecler conta que o grupo da Horta Comunitária também é incentivado a doar cestas básicas, brinquedos, agasalhos, entre outras necessidades, para entidades carentes, entre elas a  Associação Raio de Luz.

Datas comemorativas como Natal, Páscoa, Dia das Crianças, etc, geralmente mobilizam os voluntários para realizar ações sociais que beneficiem outros grupos. Já auxiliaram na realização de eventos comunitários nos bairros Araçá, Paes Leme, Aguada e Divineia.

E toda vez que é feita a limpeza de oceanos na área da Apa da Baleia Franca, na Barra de Ibiraquera (Lagoa e Praia), integrantes da Horta se organizam para participar ativamente dos mutirões de coleta de resíduos na praia e catalogação de resultados.

QUER AJUDAR? 

Para quem ficou com vontade de dar uma força pra Horta Comunitária da Barra de Ibiraquera, Rosecler diz que colaborações são bem-vindas. Elas podem ser doações de tempo destinado a manejo e cuidados com o espaço, doação de mudas e materias e doações financeiras em qualquer valor via PIX. Compartilhar os conteúdos da Horta nas redes sociais também está valendo!

Para saber do que rola na horta e entrar em contato com os responsáveis, siga a Horta Comunitária no Instagram

Por Isadora Mun – jornalista, artista, colaboradora Saberes da Praia e aprendiz dos processos regenerativos da Vida

Fotos – Divulgação Horta Comunitária Barra de Ibiraquera