Procurar saberes

Pesquisar
Close this search box.

CarnAmor Praia do Rosa aponta o potencial da região para o turismo terapêutico

Carnamor 2315.30
EnglishPortugueseSpanish

Encontro que aconteceu durante os 4 dias de carnaval entre profissionais de desenvolvimento humano e espiritual do Brasil e do Mundo provocando transformações em todes envolvides

Já faz algum tempo que a região de Garopaba tem sido a escolha de profissionais de bem-estar e saúde integral para o desenvolvimento de uma rotina mais conectada com os recursos naturais e abundantes oferecidos pelas montanhas, os lagos, os rios e o mar. 

Terapeutas de diversas áreas percebem os benefícios que a vida próxima da natureza oferece: além de potencializar o seu poder curativo, ainda fornece subsídios para a regeneração energética; além de proporcionar um contexto favorável para aplicar na prática ações necessárias para uma vida com propósito. Ao estarem naturalmente vivendo em um contexto exuberante, a simplicidade se torna aliada na busca de uma vida potencialmente realizada a partir da consciência de que felicidade tem muito mais a ver com presença e qualidade de tempo compartilhado com a comunidade. Assim percebe-se que a autorrealização dos profissionais da Nova Era está diretamente relacionada com o Ser, e não com o ter. 

A partir desse contexto, com a consciência expandida e a ocupação desse lugar de pertencer, emergem programas e oficinas socioambientais, direcionados para o aprimoramento da comunidade local e também turistas, onde é proporcionada a reconexão com a terra, com as plantas, os bichos e as pessoas. Novas referências são vivenciadas durante essas trocas entre participantes e facilitadores, reprogramando células do corpo e da mente a partir de contextos relacionais embasados na colaboração, união, afetuosidade, honestidade e empatia na busca de um bem maior.

Assim foi o CarnAmor, experiência de 4 dias (no 5º dia ninguém queria ir embora) em que pessoas se conectaram em uma casinha encantada no Vale da Praia do Rosa.

Oficinas e vivências no CarnAmor

Lá, elas viveram na prática experiências interrelacionais, mesclando oficinas de regeneração do solo com a prática de usar uma composteira de chão pela primeira vez, o plantio de mudas e o contato com os animais do solo. Para a composteira, foram direcionados os resíduos orgânicos diariamente, após cada refeição que era servida. Alimento esse, que era cozinhado e preparado pelos próprios participantes em espírito de colaboração, que se estendeu para todas as atividades de limpeza e organização dos espaços da casa, com didáticas orgânicas e funcionais onde cada indivíduo ocupou seu papel naturalmente, de forma leve e fluída, exercendo funções adequadas às suas potencialidades natas, reforçando ainda mais o espírito de pertencimento e coletividade dentro do grupo.

Falando um pouco sobre FUXONOMIA 4D: AS QUATRO ECONOMIAS DE FUTURO

Parece complexo, 10 pessoas na mesma casa sem confusão? Pois afirmamos, há estudos que apontam que esse é o futuro. No estudo chamado FLUXONOMIA 4D: AS QUATRO ECONOMIAS DE FUTURO, foi constatado que existem as economias: criativa, do compartilhar, colaborativa e multivalor. Quando colocadas em fluxo, essas 4 economias geram valor exponencial, podendo atender necessidades de uma empresa ou comunidade sem necessariamente obter-se unicamente do fator monetário.

Acredite, quando falamos de um Planeta com recursos escassos e uma população que demanda freneticamente desses recursos, percebemos que o desenvolvimento sustentável depende urgentemente desse tipo de metodologia.

E como fazer isso na prática? Criando contextos favoráveis, onde cada pessoa se sinta pertencente, fazendo parte da construção de algo, com segurança para ser sua verdade, sem medo de julgamentos, e com espaço para poder fluir quando e como ela quiser. E assim, transformamos os contextos e criamos novas referências. O planeta precisa cada vez mais de Comunidades Conscientes e responsáveis com senso de autogeração.

Carnaval na Praia: a busca pelo refúgio natural

Pessoas que vivem uma rotina urbana, onde muitas vezes não sobra tempo para estar entre amigos, podem sentir-se solitárias e sem força para mudar seus hábitos alimentares, seus padrões de pensamento e falta coragem até mesmo para impor limites, priorizar-se e finalizar relações tóxicas e destrutivas. Para quem vive nesse contexto, a busca por um refúgio em meio a natureza por si só, já é terapêutico.

Ainda assim, muitas podem ansiar por estar em um espaço de acolhimento onde serão recebidas com afetuosidade, pois transpor a barreira social e iniciar novas relações com desconhecidos é desafiador e demanda uma coragem que às vezes pode estar adormecida, precisando de uma gotinha de amor para despertar. A experiência do CarnAmor abriu a oportunidade de ressignificar aquela velha opinião ou crença, de que precisamos ser guerreiras solitárias lutando contra o mundo.

Quando nutrimos relações que se unem para algo maior, a vida se torna mais leve, pois o peso dos fardos começam a ser compartilhados, e percebemos que não estamos sozinhas nessa caminhada. E então entendemos que podemos ser heroínas selvagens unidas para transformar o Novo Mundo. Depois dessa experiência, voltamos para nossas casas com a chama da coragem acesa no coração, com força para começar de dentro, primeiro por nós mesmas, a transformar as nossas vidas.

Veja tudo o que rolou no CarnAmor!

O convite para o CarnAmor, idealizado pela moradora local Dani Iacy, foi esse: experienciar uma vida simples e conectada com o Todo. Passar o carnaval em comum união, com uma programação diária que contemplasse a todes presentes, e cada terapeuta poderia escolher uma prática para facilitar aos demais. Assim, cada participante ocupou seu papel com liberdade e leveza, na construção de um ideal coletivo: viver o amor na prática.

Durante os 4 dias de vivências, estiveram presentes a Prof. de Yoga Kathleen Bene que, após morar 5 anos na Irlanda, onde conheceu a Dani, voltou em 2022 para o Rio Grande do Sul e ministra aulas na academia de dança Leandro Rosa; a prof de Yoga e terapeuta holística Sandy Yoga, que veio de São Paulo pois conheceu a Dani em 2021 durante uma live com sua filha Laís, que também estava junto no CarnAmor. Laís é professora de filosofia, artista, taróloga e dá guiança de sagrado feminino através dos contos ancestrais e colaborou no CarnAmor com uma vivência profunda utilizando o psicodrama.

Já a Silene, gaúcha que vive em Floripa, é profissional de Terapias Corporais, como Yoga Massagem; Massagem Terapêutica e relaxante; Reflexologia Podal; Massagem Sensitive e fez um resgate da criança brincante que vive em todes, utilizando as técnicas de tethahealing e yoga. A terapeuta transpessoal Rachel Campanella aterrissou em dezembro diretamente de Barcelona, (onde conheceu a Dani) e aqui está atuando com educação para melhoria das relações interpessoais entre adultos em Floripa. A vivência da Rachel se chama Amar e Ser livre e usa das metodologias transpessoais para aproximar as pessoas.  

A oficina de regeneração do solo foi concedida pela Isadora Mun, musicista e plantadeira de semente boa, que atuou entre 2018 e 2022 na regeneração de um solo degradado em território urbano e trouxe toda a experiência vivida de conexão com a Terra e o alimento para compartilhar, regando sempre com boa música na viola. A Saberes também esteve presente nesse lindo encontro transcendental.  Na abertura, a Gal trouxe uma dinâmica sobre sustentabilidade, questionando os participantes sobre assuntos relevantes sobre hábitos de compra e descarte consciente de resíduos.

Você conhece a Erva Baleeira? Sabe reconhecer seu aroma e benefícios enquanto caminha pelas belas trilhas da região? Esse foi o assunto abordado pela Massoterapeuta Carol Camargo, que produz pomadas medicinais com a planta e ensinou tudo o que sabe sobre essa erva tão abundante em nossas praias. A Deusa do Chá Dani Lieuthier do Instituto do Chá proporcionou uma experiência aromática, saborosa e musical com seus blends de chás e ukulele que foi divertidíssima!

O encerramento contou com a participação da artista convidada Glaucia Maravilha, carioca de voz doce que traz canções autorais que você encontra no Spotify como “Eu Maior” além de melodias sobre a natureza, a espiritualidade e a nossa boa MPB de qualidade. Tudo isso, regado a Cacao Medicina, servida por Dani durante alguns amanheceres e entardeceres, com música, dança e lindas conversas sobre o amor universal e nossa missão aqui nesse planeta como servidores do bem. A Dani é idealizadora da Iacy Germina, uma rede impulsionadora de sonhos voltada para mulheres, que promove mentorias para o desenvolvimento humano com o uso da Cacao Medicina, Sound Healing, Yoga e Reiki.

Depoimento de quem foi:

“Dias de CarnaAmor ministrados no lar sagrado @iacygermina e ministrado e criado por várias mulheres medicina maravilhosas 🌻🌱🌸. “

“Foi bonito por demais estar em uma rede de apoio, afetos, amor, compaixão, escuta, carinho, escuta e fala medicina com cada uma de vocês que trouxe lindamente a tona o seu servir!” 

“Foi bonito por demais esse compartilhar de nossos sonhos mais belos e ousados e vivenciar esse sonho de uma comunidade e um coletivo em que cada um desempenha de maneira sensível, profunda e genuína o seu papel, o seu talento!” 

“Nesses dias de CarnaAmor cada uma de vocês depositou suas sementes em meu solo sagrado – corpo, mente e coração – e cada uma de vocês foi a rega as minhas sementes! Cada uma de voces foram semente, rega, terra e frutos partilhados! E só tenho a agradecer imensamente por ter vivido e concretizado a minha maior utopia nesses dias para que ela esteja sempre viva em meu coração e para que a esperança seja não apenas a espera de algo no futuro, mas a lembrança de que esse futuro já foi presentificado e que ele é verbo que se faz carne, ele é poesia possível e concreta!” 

Pois nós todas fomos a concretização desse sonho de Pachamama juntas 🌻🌱

Agradeço a @isadoramun_ por sua fala que regenera as terras interiores e externas de maneira tão sagrada; a  @iacygermina por ser a Deusa que cocriou esse espaço sagrado que nos acolheu em todas camadas de nosso ser e por sua medicina; a @_sandyoga_ por ser minha mãe, melhor amiga e curandeira; a  @terapeuta.carolcamargo por ser essa deusa dos saberes das plantas abuelitas sagradas, curandeira; a  @deusadocha por sua maestria com os chás e com o coração que transborda amor e intuição e por ser a grande mãe do amor encarnado que é a Sarah; a  @instituto.semearte por todo seu saber e seu acolhimento e sua voz curativa; a @silholistica por ser essa grande curadora das crianças interiores; a @kathleenbene por ser a própria escuta compassiva e cheia de saberes e medicinas! E a Bia por ser o portal de cura e de transformação de sonhos lindos!

Honro demais cada uma e digo que sempre serão sementes, flores e frutos que espalharei pela vida e que estarão sempre germinando em minha alma, mente e coração! (+)

Assista no Instagram aqui e aqui!

Retiro CarnAmor❤️ Floresci na luz da flor do amor🪷 Foram 5 dias de imersão em que me senti muito amada, nutrida e acolhida. Tenho muito ainda que processar, então nesse momento eu só gostaria de agradecer! Gratidão Dani  @iacygermina por esse lindo retiro e por abrir as portas do seu templo/casa para nós 🙏

Gratidão a minha filha amada e querida @odisseianomade que foi a ponte para eu estar aí com vocês. Gratidão a todas as vivências e mulheres maravilhosas que conheci. Me reconheci em cada uma e estou levando todas no meu coração 💜 Nasceu e floresceu uma nova Sandy e já me sinto muito orgulhosa dela ☺️ Vai florescer o ser divino que está dentro de você! Já floresceu 🙌 Já floresceu 🙌 Namastê ⚘️

Conheça mais sobre a Iacy Germina!

Por Dani Iacy