EnglishPortugueseSpanish

É possível fazer Gestão de resíduos em festas?

lixo
EnglishPortugueseSpanish

Fazer a gestão de resíduos é usar métodos e ferramentas para minimizar danos, ambientais e financeiros.

Vamos fazer gestão também em festas?


Estamos gerando resíduos (“lixo”) o tempo todo, mesmo quando nem sequer percebemos, como por exemplo quando vamos a uma festa para nos divertirmos. Mas há momentos em que a geração de resíduos está concentrada em um espaço físico mais delimitado. Isso facilita a gestão, permitindo que os materiais possam ser separados e destinados de forma correta, ou da forma mais adequada possível.

Para que a gestão correta aconteça, várias questões estão envolvidas como, por exemplo: a logística, ou seja, como esse resíduo, que é comumente chamado de ”lixo”, vai ser transportado; em que tipo de embalagem vai ser colocado; qual o percurso que ele fará… Enfim, muitas perguntas têm que ser respondidas antes mesmo de serem feitas.

Responsabilidade da organização do evento

Todo evento tem um responsável pela organização geral, portanto, essa pessoa é aquela que deve estar encarregada de pensar em estratégias que visem dinamizar a coleta e a correta destinação dos resíduos. Muitas vezes, a organização contrata um profissional para isso, e deixa a cargo deste a escolha dos melhores caminhos para um resultado final satisfatório.

Perceber que a geração de resíduos está se tornando um problema é uma questão urgente, afinal não existe fora.

Dessa maneira, entender que um ambiente festivo também gera resíduos, muitas vezes em grande quantidade, é uma responsabilidade de quem quer que a festa aconteça. E isso não precisa ser um inconveniente, inclusive se os materiais usados durante a festividade forem escolhidos por serem de baixo impacto ambiental.

Lixo espalhado depois da festa


Todas as festas precisam de gestão de resíduos?

Sim, um evento, de qualquer porte, público, ou privado, pode fazer uma boa gestão de seus resíduos. Mas para isso precisa de bons profissionais internos, e bons parceiros externos. Garopaba já oferece essa qualificação.
Então não é preciso acabar com as festas, basta adequá-las à realidade do planeta, porque quando a festa acabar, a vida deve estar lá nos esperando, e tão bela quanto antes!

Por Jane Vilella
Gestora Ambiental CREA 184015-2

Saiba mais:

Imagem capa: Brasil 247
Compartilhe com Amor:

contatos

WHATSAPP

(48) 991 100 690

Grupo News

Link para Grupo

E-MAIL

contato@saberesdapraia.com

Suporte Saberes
Enviar