EnglishPortugueseSpanish

Enem 2022 e a Semana da Consciência Negra

negros-universidade-original3
EnglishPortugueseSpanish

Artigo de Jade Beatriz, presidente da União Nacional dos Estudantes Secundaristas (UBES) e estudante do Instituto Federal, publicado no portal noticiapreta.com.br

Neste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio, acontece nos dias 13 e 20 de novembro. A segunda etapa cai em uma data importante: o Dia da Consciência Negra e, apesar de ser o segundo ano com poucas inscrições, pretos e pardos representam a maioria dos inscritos confirmados para a prova!

O Enem é a porta de entrada para a Universidade e o nosso povo está pronto para entrar por ela. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pretos são maioria na versão impressa, enquanto os pardos dominam as candidaturas do Enem digital. E esta é a primeira vez que isso acontece na história do exame.

É a prova que somos potência, do nosso pertencimento e na ansiedade de trazer mudanças para o nosso povo. Será muito emocionante fazer o ENEM com este sentimento e a certeza de pertencimento. O dia 20 de novembro será histórico para mim.

Apesar desta comemoração, ainda temos muito o que lutar para restabelecer o Enem, a prova de 2022 teve apenas 10% a mais de inscritos que em 2021, que teve o menor número de estudantes desde 2005, quando ainda não era um exame consolidado e o mais importante para o acesso ao ensino superior público.

Leia também: A profissão que transforma o mundo

Problemas recorrentes nas correções, interferência nas questões e a dificuldade em dar segurança aos estudantes durante a pandemia são as causas da queda no interesse do Exame. Porém, mesmo com tentativas de acabar com as políticas de inclusão, estamos de pé.

O meu desejo para o próximo ENEM é que as  políticas de ampliação do acesso às universidades aumentem e gerem ainda mais incentivo para que mais jovens negros ingressem nas universidaes.

Tenho a certeza que assim como fizemos a diferença nas eleições, vamos fazer a diferença neste governo. E vamos voltar a ter um ENEM com mais inscrições. Boa prova a todos e todas. Vejo vocês lá!

Saiba quais condições permitem reaplicação do ENEM em nova data.

Por Jade Beatriz, presidente da União Nacional dos Estudantes Secundaristas (UBES) e estudante do Instituto Federal, publicado no portal noticiapreta.com.br

Fonte: noticiapreta.com.br
Foto: Dean Mitchell | Crédito: Getty Images/iStockphoto

Compartilhe com Amor:

contatos

WHATSAPP

(48) 991 100 690

Grupo News

Link para Grupo

E-MAIL

contato@saberesdapraia.com

Suporte Saberes
Enviar