Em três anos atuando de forma empreendedora em Garopaba, a equipe já havia conquistado uma grande parcela da população com seu impacto positivo
Garopaba está perdendo uma importante aliada na luta pela sustentabilidade. A principal iniciativa de coleta e envio de resíduos para a reciclagem, a Empresa Jane Recicla, fecha suas portas por falta de apoio. O contrato de locação do espaço onde funcionava o Ponto de Coleta Voluntário (PEV), localizado no centro de Garopaba, foi encerrado. Sem ter para onde ir, a operação encerra as atividades.
Tentativas de parceria com o Governo de Garopaba foram engavetadas
Em 2021, um grupo formado por membros das empresas Jane Recicla, Garopaba Sustentável, Nichos Consultoria Ambiental, Amorosa Compostagem e Composta Garopaba apresentou ao Governo de Garopaba a proposta para elaboração de um plano para transformar a gestão de resíduos da cidade.
O consórcio, formado de empreendedores e técnicos que atuam na cidade e conhecem as demandas locais, formou um time altamente qualificado para dar assessoria ao Executivo Municipal na elaboração e na execução do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) – instrumento que a cidade ainda não possui e que serve para que os municípios cumpram as obrigações previstas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Além de atender as obrigações da PNRS, o plano seria a base para a elaboração de futuros editais relacionados à contratação de empresa(s) para gestão e gerenciamento de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. O plano continha análises, diagnóstico, dados, metas, ações necessárias e critérios, conciliando os aspectos sociais, econômicos e ambientais da cidade. Seria através deste plano que se formulariam diretrizes e estratégias relativas à Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Garopaba, norteando o Poder Público Municipal para a tomada de decisões corretas, determinando a responsabilização dos geradores, as tecnologias adotadas na eficaz logística do gerenciamento de resíduos gerados, educação e atendimento à população, além de instrumentos econômicos e técnicos relacionados aos resíduos.
Um PGIRS deve contemplar a variedade de resíduos sólidos: domiciliares; de limpeza urbana; de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços; dos serviços públicos de saneamento; industriais; de serviços de saúde; da construção civil; agrossilvopastoris; de serviços de transportes e de mineração. “Sem esse plano, continuaremos enfrentando enormes equívocos, com ações fragmentadas e nem sempre eficientes, que conduzem para um desenvolvimento desequilibrado, profundos impactos socioambientais e com grande desperdício de recursos”, explica Max Antunes, membro representante do Garopaba Sustentável.
Leia também: Resíduos do Consumo: Lixo de Garopaba é um problema nosso
Conheça a história da Jane Recicla e seu impacto positivo na reciclagem de Garopaba
A história da Empresa Jane Recicla começa mesmo na vivência da proprietária, Jane Vilela, Gestora e Educadora Ambiental e ativista pelo meio ambiente. Em 2019, viu a grande necessidade que se encontrava a cidade de Garopaba com relação à reciclagem de resíduos sólidos. “Eu fazia palestras e as pessoas reclamavam que não tinha jeito de fazer diferente, porque elas separavam os resíduos e o caminhão [de coleta] juntava tudo”, conta. “Durante a pesquisa científica para o curso de Gestão Ambiental, em 2019, entendi o tamanho do problema e resolvi agir.”
No ano seguinte, o PEV Jane Recicla abria as portas – na casa da própria Jane -, até que a demanda ficou grande demais, maior que o espaço. O PEV então se mudaria para o endereço onde funcionou até março deste ano. Uma variedade de tipos de resíduos eram recebidos, separados, organizados e encaminhados para a reciclagem: papel, papelão, embalagens plásticas, potes, garrafas, esponjas, canetas, guarda-chuvas e até cadeiras de praia.
Foram várias parcerias com comércios e estabelecimentos, que no período tinham coleta bastante ativa. “A coleta nesse estilo não existe mais, substituímos por outro modelo em função da queda do preço dos materiais e a alta na gasolina”, lembra Jane.
Na metade de 2021, somavam à iniciativa empreendedora mais duas mulheres: Catia Silva e Naiana Souza. “Éramos apenas um grupo de amigas que, mesmo com olhares diferentes sobre diversas questões, um ponto nos uniu: saber que podemos fazer algo para mudar uma situação que traz muito prejuízo ambiental”, conta Jane.
Pessoas da cidade inteira deixavam seus resíduos devidamente organizados e limpos no PEV. Para quem não podia levar até o local, Jane oferecia coleta – durante muito tempo, de forma gratuita. Em 2021 foram muitos quilos de resíduos desviados do aterro sanitário, enviados para a reciclagem. No mesmo ano, após uma denúncia, a Vigilância Sanitária inspecionou o espaço, que atendia todas as normas para o funcionamento do PEV.
PEV Jane Recicla: o único em Garopaba que recicla isopor
Jane Recicla enviou somente no ano passado, 540 quilos de isopor – um dos maiores vilões do meio ambiente – para reciclagem. Através de parcerias, a iniciativa de mulheres empreendedoras atuava diretamente nos eventos, como o Carnaferrugem. Em 2023, o evento privado desviou do aterro sanitário 450 kg de resíduos graças ao trabalho da Equipe Jane Recicla, desde gomas de chiclete e cabos de pirulito até latas e vidros. No ano anterior, 2022, esse número foi ainda maior: 821kg de resíduos reciclados!
O Circuito Banco do Brasil de Surf e até a Quermesse de Garopaba também já se beneficiaram do trabalho da Equipe, que realizava também mutirões e trabalho de educação ambiental em eventos pela cidade e escolas.
No Coletivo EcoLab Soluções Criativas, Jane Vilella foi atuante em 2022, quando coordenou a Frente de Natureza, no projeto EcoLab na Escola, com os alunos da Escola Maria Corrêa Saad, no Campo D’una.
Leia mais: Ecolab na escola: alunos da Saad recebem oficinas de Linguagens e Compostagem de resíduos orgânicos
Sem apoio, sem destino e sem futuro
Sem perspectivas de um novo espaço para transferência do PEV ou apoio do Poder Público, a Equipe Jane Recicla encerrou suas atividades em 21 de março de 2023, deixando diversas pessoas que utilizavam o serviço sem esperança. Embora a cidade de Garopaba conte com um Centro de Separação de Resíduos através da empresa que faz a coleta municipal, a taxa de desvio do aterro ainda é muito pequena – cerca de 20% – o que fazia o trabalho de Jane tão necessário.
Para acompanhar – e apoiar – o trabalho da Equipe Jane Recicla, confira o perfil nas redes sociais:
Por Glaucia Rosa Damazio
Jornalista