EnglishPortugueseSpanish

Ecolab na Escola: Alunos da Escola Saad recebem oficinas de Linguagens e Compostagem de Resíduos Orgânicos

IMG_2682
EnglishPortugueseSpanish

O projeto é um realização do EcoLab Soluções Criativas, o grupo de profissionais independentes que trabalha de forma colaborativa para a sustentabilidade na região de Garopaba e Imbituba (SC)

Nas últimas duas semanas, a EcoLab levou para a escola Maria Corrêa Saad, no bairro Campo D’una, em Garopaba (SC), mais três oficinas em parceria com os professores do Novo Ensino Médio. Os alunos da Trilha de Linguagens receberam os eventos de Literatura e Comunicação Criativa. Já a Trilha da Natureza trabalha diretamente com a gestão de resíduos sólidos e trabalho na Compostagem dos Orgânicos.

Literatura e Processos Criativos 

No dia 12 de maio, os voluntários Pricila Melo e Bruno Lenzi, ambos escritores, realizaram uma oficina de Criatividade e Processos Criativos. Os autores abordaram a capacidade de criação, a fim de despertar a curiosidade para o empreendedorismo humano. 

Na ação, com as turmas de 2º ano, foi proposta uma atividade para que os alunos pudessem experimentar “Como seria criar uma profissão autêntica baseada nas habilidades que possuem?”

Foram apontadas várias profissões direcionadas para a regeneração do planeta, pensando em soluções criativas com foco em sustentabilidade e fortalecimento coletivo e comunitário. 

Sobre os Voluntários

Pricila Melo tem formação em Psicologia, e com diversos trabalhos direcionados à saúde no trabalho. É Coordenadora do Projeto EcoLab na Escola e apoia também o Projeto Vida na Escola Saad. Publicou este ano seu primeiro livro, As Aventuras de Ainah, o Controle Social através dos Padrões de Comportamento.

Bruno Lenzi é Engenheiro Florestal, especialista em Sistemas Agroflorestais, ferramenta que busca a regeneração do solo e dos ecossistemas, em integração com a Natura. Em parceria com a Saberes, realizou diversos cursos e oficinas práticas de agroecologia.. Seu primeiro livro, publicado em 2021 chama-se Cuidando da Natureza, o reflexo da busca pela conexão interna.

Compostagem  e a Gestão dos Resíduos Sólidos

Dia 13 de maio, foi a vez da Oficina de Compostagem com os alunos do 2º ano, foco do Projeto EcoLab na Escola, com a Gestora Ambiental Jane Vilella. A voluntária levou uma composteira pronta, feita em um aquário, e demonstrou aos estudantes o passo a passo necessário para fazer uma composteira doméstica. 

Foram discutidas questões químicas que envolvem o processo de compostagem, dando exemplos de desafios que podem acontecer, como o surgimento de seres indesejáveis, ou as populares “pragas”. Os alunos puderam perceber que matéria orgânica que sai da composteira é um fertilizante para colocar em plantas, e a matéria seca é utilizada como adubo. 

Na próxima oficina, os alunos utilizarão a terra desta composteira para iniciar uma horta na escola. 

Sobre a Voluntária

Jane Vilella é Gestora Ambiental e Coordenadora da Equipe Jane Recicla que atua de forma empreendedora na coleta e reciclagem de resíduos sólidos em Garopaba (SC)

Comunicação Criativa

O EcoLab na Escola não pára! Também aconteceu, no dia 13 de maio, a oficina de Comunicação Criativa. O encontro veio com o intuito de identificar as diversas formas de comunicação existentes e levantar possíveis falhas e soluções neste processo, nos grupos sociais em que os alunos estão inseridos.

Foram percebidas diversas ocasiões em que a comunicação não é efetiva, seja por um problema de compreensão, de falha tecnológica ou de falta de atenção. Uma atividade prática também foi realizada pelas voluntárias a fim de exemplificar a importância da comunicação em uma situação de desafio. 

Atividade sobre a comunicação onde os alunos vendados eram guiados pelos colegas

“Concluímos que a comunicação precisa ser clara e objetiva, e ela pode ser expressada tanto através de uma opinião, atitude ou comportamento.”

Thainá Bernardoni, sobre a oficina de Comunicação Criativa

Sobre as Voluntárias

Glaucia Rosa Damazio é Jornalista, pós-graduanda em Negócios Sustentáveis e fundadora da Saberes, onde atua em diversos projetos ligados à cultura, comunidade e meio ambiente e sustentabilidade.

Thainá Bernardoni é formada em Marketing, sócia fundadora do Projeto Why Not?, que busca a valorização e a criação de espaços de envolvimento de arte e cultura.  Hoje é coordenadora do EcoLab, o coletivo de soluções criativas que realiza o projeto EcoLab na Escola. 

Glaucia, Jane e Thainá, voluntárias do projeto EcoLab na Escola

Sobre o Projeto EcoLab na Escola

, ,

Texto: Thainá Bernardoni
Revisão: Glaucia Damazio
Imagens: Divulgação EcoLab Saberes

Compartilhe com Amor:

contatos

WHATSAPP

(48) 991 100 690

Grupo News

Link para Grupo

E-MAIL

contato@saberesdapraia.com

Suporte Saberes
Enviar