Organização do encontro é do Grupo Garopaba Viva e do grupo comunitário Ressacada Nosso Paraíso
Estas são algumas perguntas que vão nortear um novo encontro de moradores conduzido pelo Grupo Garopaba Viva e pelo Grupo Comunitário Ressacada Nosso Paraíso, na próxima segunda-feira (18), no Salão do Clube Kadense (Ressacada).
A mobilização de moradores vem ocorrendo em razão da lacuna de informações e debates deixados pelas Oficinas Participativas de Revisão do Plano Diretor, conforme você confere nas matérias anteriores, aqui na Saberes.
Outros três encontros foram realizados recentemente, expondo aos moradores um cenário sobre as leis vigentes, o zoneamento do atual Plano Diretor de Garopaba e expondo conflito de interesses na definição da melhor opção de tratamento dos efluentes de saneamento na cidade.
Reunião apresentou o Núcleo Participativo de Revisão do Plano Diretor
Hoje o Plano Diretor Municipal está sendo revisado, contando com um Núcleo de Revisão, composto por entidades profissionais, instituições, associações e ONGS. São elas:
- OAB SC
- Associação doa Engenheiros Florestais do Vale do Braço do Norte
- Fundação Gaia
- Associações de Moradores Barra Limpa
- Associações de Moradores do Centro Histórico de Garopaba
- Associações de Moradores de Ibiraquera Gramense
- Associações de Moradores do Bairro da Vigia
- Associações Comunitária Amigos do Meio Ambiente para Ecologia, Desenvolvimento e o Turismo Sustentável (AMA).
- Associações Guarapuvu
- Associações de Agricultura Familiar (Agrifag)
- Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
- Associação de Desenvolvimento Territorial Costa Catarines
- Costão Empreendimentos imobiliárias
- Associação Empresarial de Garopaba
- CREA SC
“Cabe à população ficar atenta e participar de forma ativa e constante, pois algumas dessas instituições possuem seus interesses individuais econômicos, e não conhecimento técnico científico sobre a estrutura do solo, espécies endêmicas da região, ciclo das águas, conhecimento da cultura econômica da comunidade, tão necessário para desenvolvermos nosso município preservando a cultura local e as riquezas naturais existente em Garopaba”, relata a moradora Luana Brizola, presente no encontro de 30 de junho, no Bairro Encantada.
Saneamento Básico em Pauta na Ressacada
No dia 07 de julho, foi a vez de questionar “A quem interessa colocar todo o esgoto de Garopaba no Bairro Ressacada?”. Mais uma vez, a comunidade se fez presente para ouvir e debater sobre as possibilidades de tomada de decisão sobre o saneamento no novo Plano Diretor.
Uma aula sobre a dinâmica das águas em Garopaba, relacionando a função das microbacias com o zoneamento e o Atual Plano Diretor. As implicações no lençol freático, cachoeiras, lagoas e abastecimento de água para a população, e a proposta de implementarmos um saneamento descentralizado em cada bairro, com zonas de raízes no tratamento final antes do retorno das águas para os mesmos ecossistemas foram alguns temas debatidos no encontro.
O primeiro encontro da série mostrou, entre outros temas, sobre a importância do correto zoneamento da cidade e da fragilidade dos Ecossistemas de Garopaba. Mais informações, na matéria abaixo!
Por Redação Colaborativa Saberes