EnglishPortugueseSpanish

O que fazer em Garopaba, Imbituba e Região?

Turismo Santa Catarina_Notalo fotos
EnglishPortugueseSpanish

Para quem está cansado de dar sempre o mesmo rolê, a Saberes apresenta sugestões!

Foto Capa: Adriano Dorini_ NOTALO Fotos

O litoral sul de Santa Catarina é uma região privilegiada: praias, montanhas, cachoeiras, lagoas, dunas, costões… A natureza do local é abundante! Por esta razão, milhares de pessoas de todo o Brasil e do mundo buscam as cidades de Garopaba, Imbituba e arredores para passar férias e festividades. Em Garopaba, por exemplo, onde a população é de cerca de 30 mil habitantes, passam mais de 100 mil turistas anualmente.

Com estações bem definidas, o verão é a época mais procurada. Mas a região oferece atrativos o ano inteiro, com boas ondas para o surf, observação de baleias e ecoturismo.

São mais de 15 praias para explorar de acordo com o objetivo: praias boas para o surf, como a Silveira e a Ferrugem; praias sem onda, como a Vigia e a Praia dos Amores; praias com lagoinha de água doce para crianças, como a Barra e a Ibiraquera; praias tranquilas, como o canto Norte do Ouvidor e super badaladas, como a Praia do Rosa… O paraíso é feito para todos os gostos!

Garopaba e Imbituba: Paraíso do Surf

Só em Garopaba, são 12 praias aptas para a prática do surfe, por isso é considerada a Capital Catarinense do Surf. Entre elas, a Praia do Silveira, mundialmente reconhecida pela sua excelente condição para o esporte . A cidade vizinha, Imbituba, mantém a mesma qualidade de praias para a prática do surfe, com a renomada Praia do Rosa, frequentemente listada entre as dez melhores do Brasil para o esporte (confira mais aqui e aqui) e a Praia da Vila, que recebeu durante os anos entre 2003 e 2010 as etapas do Campeonato Mundial de Surf (WCT)

Garopaba e Imbituba: Cultura, arte e história local

A região de Garopaba e Imbituba apresenta uma grande diversidade cultural: artesanato, tradições, costumes, gastronomia… Um estilo de vida único no planeta!

Na região, remanescem comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas, que realizam sua subsistência através da agricultura familiar, com grande destaque para a mandioca, o milho e a cana de açúcar e da pesca tradicional. É na comunidade quilombola da Aldeia, no bairro Campo D’una, que vive a benzedeira Dona Adelaide, há mais de 80 anos rezando para curar enfermidades do corpo e da alma.

Créditos: Fabrício Photos

Graças ao Turismo de Base Comunitária, é possível visitar os centenários engenhos de farinha de mandioca, como o Alambique do Vô Zeca, que há três gerações faz a cachaça artesanal da região. Além disso, a região possui dezenas de ranchos de pesca artesanal, onde é possível entender um pouco sobre a história viva de uma comunidade que mistura suas origens entre povos nativos, açorianos e africanos.

Ecologia, riquezas naturais da região

O litoral sul de Santa Catarina possui grande relevância ecológica, sendo essencial à sobrevivência de espécies sensíveis aquáticas, como a baleia franca austral, que tem a região como berçário nacional buscando a enseada para sua reprodução e amamentação dos filhotes; o camarão pitú – um dos maiores camarões com guelras de água doce do mundo, nativo brasileiro e com grande importância econômica para as comunidades; e o bagre branco, espécie ameaçada de extinção, que se reproduz dentro do complexo lagunar da região, nas Lagoas da Encantada e Ibiraquera. No caso do bagre, um raro caso que busca as lagoas para fazer sua desova em segurança, já que precisa de apenas 30% de água salgada para o processo.

Como chegar nos pontos turísticos de Garopaba e Imbituba?

Reunindo as informações turísticas, culturais, históricas, ambientais e sustentáveis desta região, o Guia Saberes da Praia foi é uma Revista Digital que apresenta mais de 123 experiências de Garopaba, Imbituba, Imaruí e Paulo Lopes – Santa Catarina. Nele, você encontra as informações sobre a região, mapas e localização do Google para chegar sem erro. O e-book está em sua quarta edição (terceiro ano), e é um projeto desenvolvido colaborativamente entre diversos profissionais independentes da região, que forma o Coletivo EcoLab Soluções Criativas.

Desenvolvido para ser um Guia de Turismo Sustentável, todas as experiências na revista digital passaram pelos critérios dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentavel da Agenda 2030 da ONU, e o valor arrecadado com a publicidade e a venda dos exemplares garante a produção jornalística independente da Saberes da Praia, com notícias locais da região.

Adquirindo o Guia Saberes da Praia, você conhece a região e ainda contribui com a sustentabilidade local!

Saiba mais aqui:

Por Glaucia Rosa Damazio
Jornalista

agenda agroecologia arte audiência públicar comunidade cultura dança EcoLab na escola educação eleições evento eventos feira feirinha festa festival forró garopaba guia saberes da praia ibiraquera ifsc imbituba lixo lixo zero meio ambiente monitoramento mirim costeiro música natuveggie ods oficina pancs plano diretor de garopaba plantas política praia do rosa preservação resíduos saberes santa catarina surf sustentabilidade teatro turismo vegetariano voluntariado

Compartilhe com Amor:

contatos

WHATSAPP

(48) 991 100 690

Grupo News

Link para Grupo

E-MAIL

contato@saberesdapraia.com

Suporte Saberes
Enviar