EnglishPortugueseSpanish

Saberes das Plantas: Mamão também é PANC

IMG_0285
EnglishPortugueseSpanish

Nossa convidada de hoje é uma frutífera tropical cheia de cor e sabor, mundialmente famosa. O mamão é um alimento convencional, mas a Carica Papaya tem um lado PANC que muitos ainda não conhecem.

Começando pelas sementes, que ainda tendem a ser descartadas pela maior parte dos apreciadores do fruto. Elas tem um sabor picante, e quando maduras podem ser secas e moídas para ser usadas como tempero, tipo pimenta preta. Também são medicinais para os intestinos, pois tem propriedades vermífugas e ajudam quem tem prisão de ventre. Veja aqui uma receita de vermífugo à base de sementes de mamão.

Segundo o livro Plantas Alimentícias Não Convencionais no Brasil (H. Lorenzi e V. F. Kinupp) o miolo da parte mais basal do caule, chamado medula de mamoeiro, pode ser ralado e utilizado numa diversidade de pratos doces e salgados, como bolos, pudims, rapaduras, pães e farofas.

O fruto verde também é comestível. Já experimentei e recomendo para receitas salgadas. Preparei refogado com temperos e tomate, me lembrou um pouco chuchu, batata, abobrinha…

Vale lembrar que o fruto maduro além de suculento é medicinal, pois contem betacaroteno, um nutriente antioxidante, que entre outros benefícios, auxilia a pele a criar mais resistência a raios ultravioletas. De quebra, ainda ajuda a conseguir um belo bronzeado.

Outra curiosidade: trata-se de uma planta que pode ser andrógina (ter os dois sexos em um mesmo indivíduo) ou que apresenta indivíduos de gêneros masculino e feminino. Nativa da América Central, mas já bastante adaptada ao solo Sul do Continente, é uma espécie que, assim como a bananeira, serve muito bem aos cultivos agroflorestais.

Para plantar, é só colocara as sementes na terra adubada, a taxa de germinação costuma ser alta. Elas também costumam brotar espontaneamente dentro de composteiras.

Texto e Imagem por Isadora Lescano – jornalista e colaboradora EcoLab/ Saberes

Compartilhe com Amor:

contatos

WHATSAPP

(48) 991 100 690

Grupo News

Link para Grupo

E-MAIL

contato@saberesdapraia.com

Suporte Saberes
Enviar