A 2ª edição da Semana da Compostagem Brasil na região contou com extensa programação de debates e práticas na região de Garopaba e Imbituba por meio de diversas parcerias
Semana da Compostagem Brasil Garopaba e Imbituba
O evento, idealizado pelos Embaixadores do Instituto Lixo Zero Brasil e o Grupo dos Composteiros do Brasil, tem o objetivo de incentivar as práticas e enaltecer os benefícios da compostagem. Estes benefícios atingem pessoas, comunidades, empresas, instituições, governos, cidades e sociedade em geral.
O tema da Semana Compostagem Brasil 2022 foi Receita para Regeneração: COMPOSTO! O processo circular transforma a gestão de resíduos e proporciona solos saudáveis, levando a frutas e vegetais mais ricos em nutrientes, com os restos voltando para serem compostados e o processo reiniciado. O composto adiciona carbono de volta ao solo, promove o controle da erosão e fecha o ciclo, evitando a perda de valiosos recursos orgânicos.
Bate-papos e compostagem na Praia do Rosa e região
Na região de Garopaba e Imbituba (SC), a semana foi organizada através de parcerias, com destaque para o Lixo Zero Imbituba, a Amorosa Compostagem e a Indore Compostagem.
A agenda contou com coleta gratuita de resíduos orgânicos, bate-papo e aula de compostagem. Além disso, na última quinta-feira (05), o evento recebeu o Marquito Vereador, autor do primeiro projeto de Lei de Compostagem da América Latina.
Marquito, o Vereamor, como se intitula, trouxe um contexto histórico de como vem sendo o tratamento de resíduos orgânicos no Brasil. Também falou da importância da separação dos resíduos 3 frações: recicláveis, orgânicos e rejeitos. A apresentação também passou pela Lei de Compostagem, o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos e os planos diretores das cidades, além das resoluções do Conama e Ministério Público, que viabilizam a compostagem como ciclo importante na gestão dos resíduos.
Marquito conheceu o campus do IFSC Garopaba e orientou os presentes em alternativas de como implementar e conseguir apoio para as iniciativas de compostagem locais. “Tudo é baseado na realidade de cada lugar”, sugere o Vereador. “Mas a presença constante dos ativistas no poder público é essencial.”
Composta Imbituba: o compostômetro da cidade
O encerramento da Semana da Compostagem Brasil em Imbituba trouxe um convite para que os habitantes façam parte da força tarefa da compostagem. Neste sábado (07), durante a Feira Agroecológica de Ibiraquera, aconteceu o lançamento do site Composta Imbituba, uma ferramenta de incentivo de compostagem de resíduos orgânicos na região.
O compostômetro é uma ferramenta quantitativa de lançamentos e registros dos resíduos orgânicos que foram encaminhados ao processo de compostagem, seja pelos parceiros ou na casa das pessoas.
Explica a Raquel Cabral, Coordenadora do Lixo Zero Imbituba
Os parceiros do Composta Imbituba, a AmoRosa Compostagem e a Indore Compostagem, que atendem pessoas jurídicas e pessoas físicas, além dos registros de compostagem doméstica enviados pelas pessoas físicas.
Qualquer pessoa que resida na cidade pode enviar, através de formulário no site, os números e registros de sua compostagem doméstica, contribuindo assim para uma visão mais sustentável e regenerativa da cidade!
A plataforma também divulga os números em toneladas de Emissões Evitadas De CO2.
Confira aqui:
Feira Agroecológica de Ibiraquera
A Feira Agroecológica de Ibiraquera acontece todos os sábados, das 9h às 13h, na praça de Ibiraquera (em frente à Igreja Nsa. Sra. dos Navegantes), e reúne produtores locais de alimentos, itens de higiene pessoal, brechós, produtos e artigos sustentáveis e recebe também atrações culturais.
Saiba mais!
agenda agroecologia arte audiencia publica cinema comunidade cultura dança ecolab ecoturismo edital educação eleições eventos festa festival garopaba gastronomia guia saberes da praia ibiraquera ifsc imbituba lixo zero meio ambiente mulheres música natuveggie ods oficina participação popular plano diretor de garopaba política praia do rosa preservação reciclagem rosa norte saberes santa catarina saúde surf sustentabilidade teatro turismo vegetariano voluntariado